quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Um novo livro aborda a origem de Realengo. Fazenda Piraquara



 Um novo livro aborda a origem de Realengo. Fazenda Piraquara


Bem antes do quartel, antes da linha férrea, antes da chegada do Padre Miguel, antes mesmo da “Fundação de Realengo”, uma grande fazenda foi gradativamente loteada e parte dela é comprada por Manoel Fernandes Barata. 



A
inda no período colonial, se dá as pesquisas do Professor Vinicius Miranda Cardoso, Doutor em História Social que vem nos presentear com este tesouro que todo os colégios da região deveriam ter em suas bibliotecas, para que as novas gerações conheçam os primórdios de Realengo.

Num trecho do prefácio, o também pesquisador e escritor Paulo  Vitor Braga da Silva  escreve: “O objeto da presente obra aborda uma pequena, mas preciosa fatia de sua vasta pesquisa sobre o Brasil colonial na relegada Zona Oeste do Rio de Janeiro”.





Quadro doado a XXXIII RA
Ouvimos o autor prof. Vinicius a respeito de detalhes de sua obra.

O vídeo desta entrevista se encontra no nosso canal do YouTube. @ProRealengo

Pró-Realengo: Porque escolheu Realengo para ser tema do livro?

Autor Vinicius Miranda Cardoso: Principalmente por conta que os meus alunos de Realengo, conhecerem a Cachoeira do Barata e era um tema que despertava o interesse deles em sala de aula;


Vinicius Miranda

 Pró-Realengo
: Houve dificuldade de encontrar estes documentos em suas   pesquisas?

 Autor: Sim, mas a tecnologia tem ajudado muito, pois muitas instituições estão   digitalizando seus arquivos e facilitando em muito o trabalho dos pesquisadores.

 Pró-Realengo: Qual o período de tempo que o livro abrange: Colonial, Imperial   ou  de transição para o moderno Realengo?

 Autor: O período Colonial é o que este volume retrata principalmente a parte   social.

 Pró-Realengo: Sendo um jovem escritor, qual foi o maior desafio ao transformar   uma pesquisa histórica tão densa em uma narrativa acessível e interessante?

 Autor: O principal desafio é tornar a leitura de fácil acesso a todos.

 

COMO COMPRAR O LIVRO?


A venda  será feita diretamente pelo autor,
Prof. Vinicius  21 99498-5232 ou através do Blog Pro-Realengo,  colaborador na divulgação e distribuição dentro do bairro de Realengo.

a)      Os interessados devem preencher os dados no formulário deste link abaixo:

 Encomendas do Livro 

b) O autor entrará em contato, confirmará a venda e marcará a data da entrega. Pois a primeira tiragem já se esgotou.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo.




publicado também no História de Realengo







segunda-feira, 29 de setembro de 2025

– ABCC - Associação Beneficente Caminhos do Coração, um espaço de acolhimento.


Rua do governo 1.276

Associação Beneficente Caminhos do Coração – ABCC.


Atendimento para crianças e adultos com Neurodivergêcia totalmente gratuito.


Um lindo trabalho feito com amor e carinho.

Ouvimos a Andréia e a Elisete, voluntárias neste belíssimo trabalho promovido por esta Associação dedicada a assistir pacientes neurodivergentes, atendendo desde crianças adolescente e adultos 

 




 ABCC O projeto nasceu em 2014, e a fundadora foi a   psicopedagoga Lilian Reis a pedido de uma criança de 9 anos, seu   filho  João Vitor. Que teve a síndrome de Guillain Barré ficou um   período sem os movimentos e quando ele foi retornando a vida a   normalidade ele pediu a mãe para fazer um trabalho com pessoas   deficiente. Ela começou o atendimento em sua casa, e nós nos   juntamos  a ela.

 Depois de passarmos por vários endereços, hoje estamos aqui na rua do  Governo 1.276.


 Oferecemos um trabalho de qualidade e a gente sabe que todas as   crianças e os jovens a gente trabalha contra o tempo a gente não pode perder tempo a gente tem que saber o que que a gente vai trabalhar com eles não é um processo de brincar e aprender um processo para que a gente consiga dar qualidade de vida para eles é isso que a nossa função é socializar dar autonomia, Independência, esse é o papel porque dentro dessa classificação a gente está dentro da assistência social, ela não é nem saúde nem educação, a gente trabalha articulado com essa rede


 
Mas o foco é assistência, ela dá autonomia, ela dá Independência. 


Serviços oferecidos pela Instituição:

Serviço social /  Neuropsicopedagogia / Psicopedagogia

Psicologia / Oficina de Socialização /

Psicomotricidade / Arteterapia / Oficina+Criatividade

Terapia Papo de Mulher / Psicanálise / Roda de Conversa / Palestras Educativas / Brechó Beneficente


AJUDE A MANTER ESTE BELO TRABALHO

A população pode ajudar em que sentido?


Ela pode ajudar de várias maneiras: A gente tem um bazar e que mantém a instituição a pessoa pode doar roupa pode visitar para comprar.


E ela pode doar reciclados por exemplo, que a gente também vende, temos a campanha da reciclagem  a gente faz a captação de tampinhas plásticas qualquer tipo e de garrafa pet, vasilhas de maionese, de tampinha de caneta, então todos plástico duro.


FAZ UM PIX de R$ 1,00 para a ABCC. CNPJ:  29.126.680/0001-76

Material reciclável que eles aceitam

Também pode doar a Latinha ou o lacre da própria latinha, o papelão ou papel branco, ou mesmo livros, tudo o que possa ser revertido em valor o que que a gente aplica aqui dentro da associação, fizemos também uma campanha de PIX de R$ 1,00  porque nós imaginamos conseguir através de um real captar cinco milhões, olha  aí os influenciadores digitais não conseguem?  comenta Andreia.



Você também pode doar através do IR!

 

Elisete explica que com a obtenção do Certificado de Captação de Recursos -CCR em um dos projetos aprovados: "Projeto de Atendimento Multidisciplinar a Crianças e Adolescentes Neurodivergentes" - do CDMCA ( Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes) que proporciona essa forma de captação.

 

Para pessoa Física, (PF) somente para quem declara na forma completa.

e para pessoa Jurídica (PJ) somente quem se enquadra no Lucro Real

Empresários, falem com seus contadores….contadores, falem com seus clientes.

abaixo todo o detalhamento desta forma de doação


Solicite este arquivo em PDF e saiba como fazer sua declaração.

Se formos agraciados com esta doação, certamente poderemos aumentar o número de assistidos, que hoje estão em fila de espera.

E  sobre  satisfação, como é o retorno dos pais?

A gente não pode nem reclamar que tem muitas mães que realmente vestem a camisa mas tem muitos que não né algumas tem dificuldade para participar até de uma reunião de família aqui então a gente cobra, a gente trabalha em cima disso e as mães de uma forma geral elas colaboram com a gente.

Elas notam resultados na evolução da criança com certeza.  Haja vista que a gente tem uma fila de espera imensa. Infelizmente um fato interessante que não tem um estudo sobre o assunto, que a gente até pretende fazer esse mapeamento é uma coisa que até nível de município as pessoas vejam como necessária.

 Para quem ainda não conhece a ABCC, estamos aqui na rua do governo 1.276 bem pertinho da subida da Cachoeira quando quiser fazer uma visita estamos de portas abertas para receber você.

Ônibus na porta. 741, 743, 791 e 801 (383 em horários determinados)

Quer ajudar?: Nosso pix é o CNPJ:29.126.680/0001-76

Para maiores informações 

Contatos: Elizete 21 98853-0972   Edenir 21 98311-2974 e Andreia 21 99458-7265

----------------------------------------------------------------------------

Vejam seus depoimentos: Parte1


Parte2


terça-feira, 9 de setembro de 2025

Clube dos Aventureiros e Desbravadores desfilaram no Parque de Realengo

 No dia 7 de setembro nos deparamos com  a Associação Rio Sul, que trouxe os clubes dos Desbravadores e dos Aventureiros, para desfilarem no Parque Susana Naspolini.


Pr. Ricardo Trentino - imagens Luiz Fortes

 Entrevistamos o pastor Ricardo Trentino da   associação Rio Sul que fez um evento muito   interessante aqui no parque de Realengo, nesse dia 7   de Setembro. (vídeo com a entrevista no final)

 Ricardo Trentino : Para nós do clube   dos  Desbravadores e também dos Aventureiros é   uma  alegria estarmos aqui no parque Realengo, pois   isso mostra a relevância e importância do clube junto   à sociedade.



O clube dos Aventureiros que trabalha com crianças de 6 a 9 anos e o clube dos Desbravadores
fotos Luiz Fortes

no caso juvenil  e adolescente de 10 a 15 anos, temos como objetivo ser um suporte para as famílias no desenvolvimento integral do juvenil, da criança , e do adolescente no que tange às áreas física mental e espiritual, então nós estamos aqui para ser um apoio às famílias e também mostramos que somos relevantes junto à sociedade. Um evento desse mostra que as crianças estão integradas juntos a cidadania e hoje no dia 7 de Setembro é importante para mostrarmos que nós estamos alinhados juntamente com a data comemorativa celebrando a Independência do Brasil.

Blog:  Perfeito e eu concordo plenamente com essa integração, que logo depois do desfile eu vi umas crianças partido para os brinquedos ou seja criança sendo criança ainda, muito interessante;  pastor Ricardo como é que novos membros podem se associar a você se tiver interesse.

logo  reprodução
da internet


 Ricardo Trentino : O clube dos Aventureiros e dos Desbravadores é um Ministério da igreja Adventista do Sétimo Dia você pode estar procurando uma igreja próxima a sua casa e lá vai ter um clube e aí o responsável vai fazer o cadastro da criança do adolescente do clube e assim o clube vai ali



pedir uma série de documentos para poder fazer o cadastro que é normal para que a gente saiba aonde ele mora, o endereço o telefone do responsável para que possamos fazer um contato e ter essa criança também com autorização dos pais participando do clube dos Aventureiros e dos Desbravadores e também você pode acessar o site www.encontreumclube.org ali você colocando seu endereço o seu CEP você vai encontrar a igreja Adventista mais próxima da sua casa.

 Blog:  Para fazer a inscrição é restrito somente para membros da igreja ou para a sociedade em geral?

 Ricardo Trentino : Não, é um trabalho social aberto para todos então não fazemos distinção de cor de raça de gênero todos estão convidados a participar do clube dos Aventureiros e dos Desbravadores .

Blog:  OK  agradeço a sua declaração ao blog Pró-Realengo e suas considerações finais.

Ricardo Trentino : Minhas considerações é que você não perca tempo, traga o seu filho ou  sua filha para participar do clube dos Aventureiros e do clube Desbravadores , eu tenho certeza que muita coisa boa o seu filho a sua filha irá aprender e até as vezes que você ficará muito orgulhoso e orgulhosa deles.



Veja uma unidade mais próxima de você.

https://clubes.adventistas.org/br/

Instagram dos Clubes  👈🏼

ao comentar no blog, coloque seu nome ou use sua conta google. 



segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Algumas sugestões do blog

Sugestões = aquilo que é sugerido; proposta, conselho, ideia.

 Desde 2009 recebemos sugestões de leitores que são publicadas junto com as nossas. Estas sugestões são frutos de observações que os moradores tem de sua localidade com o desejo de que os governantes façam as melhorem. 
Então hoje vamos dividir com vocês cinco sugestões que repassamos a Casa Fluminense / Agenda Realengo 2030 sendo que duas delas são especificamente para a Subprefeitura da Grande Bangu.
 
1) Polo Cultural no Cine Theatro Realengo. É de propriedade particular, está alugado a uma Igreja, para a prefeitura um caso simples de conversa amigável. 

 2) Portão 8 do Parque Realengo nunca é aberto. Todos moradores merecem respeito. 

 3) Elefante Branco: O prédio do antigo Grêmio de Realengo, precisa ter uma utilização útil para a sociedade. Ex: Um SESC OU SESI 

 4) GEL REALENGO antes chamada de XXXIII Administração Regional, paga aluguel desnecessariamente depois que fugiu dos fundos da Escola Corsino do Amarante, por culpa dos alagamentos na região. Fizemos esta sugestão em 2017 e novamente em 2018, desta vez protocolada junto a Administração. 

 5) Estacionamento para o Parque Realengo: Antes de propormos, conversamos com a direção do Instituto Federal que gostou e se mostrou estar aberta a conversas. 

 Deixe seu comentário aqui no blog. Use seu perfil do Google ou identifique com seu nome.



Em outras ocasiões, já fizemos algumas sugestões : Relembrem .

1) Piscinão para combater as enchentes, entregues diretamente ao prefeito Eduardo Paes em 2022. 
2) Alternativa para Trajeto do “Novo Viaduto de Realengo” que utilizaria a rua Dr. Lessa, muito mais larga que a rua Mal. Soares de Andrea e não teríamos o transtorno que o transito se transformou na região. 
 3) A da GEL acima na sugestão 4. 

Mas é necessário mentes abertas para discutir com a sociedade 
                                  
 

sábado, 2 de agosto de 2025

Transito desordenado + obras de infraestrutura, resultado? Um possível caos!

 Transito desordenado + obras de infraestrutura, resultado? Um possível caos!

 O Blog Pro Realengo e o Jornal Realengo em Pauta, publicam em conjunto esta matéria.

Caros realenguenses, já deve ser do conhecimento de todos, que teremos finalmente uma grande obra de infraestrutura com o intuito de pôr fim ao problema de enchentes em Realengo e bairros vizinhos.

reprodução da iternet
É uma reivindicação de anos da população, que finalmente as autoridades deram a devida atenção. 

Com isso, teremos as principais vias centrais de passagem do bairro por um significativo tempo sendo obstruídas por obras de substituição de estreitas manilhas, de 50 anos de uso.

Haverá com isso interdição de ruas ou ter sua largura reduzida a passagem dos carros. Quando voltar as aulas e os responsáveis que só aceitam deixar seus filhos na porta da escola, fazendo fila dupla, ou mesmo tripla.  Ai estará decretado um verdadeiro caos.

reprodução d

Pedimos encarecidamente que diretores, professores, pais e responsáveis, conversem entre si, e tentem civilizadamente, evitar que essa entrada e saída de alunos tenham um impacto ainda maior no transito, claro a guarda municipal terá um papel importante nessa operação.

Mas a grande contribuição, será da mudança de consciência dos motoristas que param de qualquer forma na porta das escolas.

Ruas centrais que terão intervenções, serão as Avenida Santa Cruz e Rua Bernardo de Vasconcelos, pois novas galerias pluviais serão implantadas entre o rio Catarino e rio Piraquara, além de ruas que as interligam e isso não se faz da noite para o dia, serão muitos meses, o total da obra está previsto para três anos.

Sugestões

Nossa pequena sugestão ao poder público, é principalmente dialogo e campanha e constante fiscalização.


Vagas de estacionamento inclinadas próximas aos colégios durante as obras, Ordenamento do FRETES no Guanabara, Negociar com IFRJ e Município


1) Para os pais de alunos da Escola Francisco de Assis, na Av. Santa Cruz,  definir um lado da estrada para estacionarem o carro, provisoriamente em 45 ° .



2) No Colégio Realengo na rua Marechal Soares de Andrea a mesma coisa, para evitar a fila dupla.

 

reprodução - foto google street


2A - E um pouco antes junto ao Supermercado Guanabara, reservar dez vagas a margem esquerda, próximo ao sinal com a Av. Santa Cruz. Acabando com o caos formado pelos carros de frete. É legal?
Cabe as autoridades avaliarem.(O fato é que ninguém pune) mas a população gosta e usa bastante. Então deem um jeito.

3) No Colégio Pedro II. O lado esquerdo poderia ser implantado também o sistema de vagas inclinadas, com fiscalização constante, principalmente no horário de entrada e saída de alunos.  



4) Colégio Nossa Senhora do Carmo, Ruas General Sezefredo e Prof, Carlos Wenceslau.  Constantemente o transito para pois os pais acham que tem de deixar os filhos na porta, sobem calçadas,  param de qualquer forma. Neste último, é mais conscientização, pois não tem muito para onde correr.  Apesar de já termos sugerido ao Município que converse com a direção do IFRJ, sobre a extensa calçada em frente ao instituto, para ser transformada em estacionamento, beneficiaria, aos pais dos alunos, aos visitantes do parque Realengo e a população em geral.


 Obs: Apresentamos antes a diretora do Instituto que gostou e acha viável a conversa entre o Instituto Federal e o Município.

Estás são reclamações constantes dos motoristas , e elas podem ser amenizadas com estas ou outras medidas , pois não somos os donos da verdade.

 Fizemos contato com a subprefeitura da Grande Bangu responsável pela nossa área. Mas até o momento não obtivemos sucesso, mas estamos de portas abertas para qualquer comunicado oficial.

 

Está é uma postagem em conjunto com o jornal Realengo em Pauta 

terça-feira, 15 de julho de 2025

Obras contra as Enchentes: Agora vai!



O Pró-Realengo comunica o início das obras contra as enchentes em Realengo e adjacências.

E optamos em reproduzir a mensagem que consideramos perfeita, publicada pelo morador Roberto Martins no Grupo de WhatsApp do S.O.S Realengo Urgente.



Gostaria de expressar aqui a minha profunda felicidade e gratidão a todos os envolvidos nesta importante conquista para o nosso bairro.





Reunião do SOS Realengo com o
Prefeito Eduardo Paes 
  Agradeço especialmente à Comissão do S.O.S., aos   vereadores do bairro que se uniram à luta, e ao   prefeito, que atendeu ao nosso chamado e viabilizou   esse recurso tão necessário.
 Este é um momento muito especial para mim e para   toda a nossa comunidade. Moro em Realengo há 38   anos e sei que há moradores que estão aqui há 70, 80   anos — pessoas que há décadas enfrentam o   sofrimento causado pelas enchentes .



Por isso, esta vitória não é individual. É do coletivo. É de todos nós.
É o resultado da união, da persistência e da luta de um povo que nunca desistiu.
Parabéns, Realengo!



Anuncio será feito no sábado, dia 19 de Julho de 2025, às 10 horas.

Local: Centro Esportivo da Universidade Castelo Branco.
Rua prof. Carlos Wenceslau 963 - Realengo 


sábado, 12 de julho de 2025

Um novo olhar sobre o Parque da Pedra Branca!


Um novo olhar sobre o Parque da Pedra Branca!

Um projeto inédito descortina-se diante dos nossos olhos com grande espectativa de se tornar um sucesso não só neste Parque.

Voluntários estão se dedicando a mapear importantes vestígios que ajudarão a contar mais detalhes históricos sobre os locais.
Isso com certeza tornará uma visita aos parques muito mais interessante. Pois não só o motivo ambiental e ecológico estará a disposição dos visitantes.



Diego Monsores coordenador voluntário da trilha Transcarioca coordenou a primeira visita ao já batizado "Circuito histórico do Piraquara", que se tornará o primeiro sítio mapeado dentro da floresta do Parque da Pedra Branca. 
Estiveram presentes membros do Pró Memória de Realengo , Andréia Aguiar, Ronaldo Chaves e Luiz Fortes, convidados pelo anfitrião, Diego Monsores.


Os blogs Pró Realengo e o História de Realengo, estarão a disposição do grupo e colaborando principalmente com a divulgação.


deixe seu comentario abaixo

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Resgatando a História do Barata.

Resgatando a História do Barata.
Um importante sub-bairro de Realengo.



Tive a honra de participar neste domingo, dia 6 de julho, de uma ótima conversa com um grupo apaixonado pelo bairro e com uma contagiante vontade de pesquisar tudo que se refere a essa região localizada bem ao pé da Serra.

E acreditem foram poucas mas frutíferas horas, onde diversas opções de pesquisa foram apresentadas. 



Grupo focado e dedicado, estão todos de parabéns.


Pesquisadores da História do Barata
Ivo, Ronaldo,Andrea, Luiz, Marcelo e Max.
Fiquei muito feliz em ter sido convidado a participar desta empreitada e acredito teremos muitos frutos.
Parabéns a Andreia Aguiar, Maximiano Cruz (Max), Marcelo Belarmino, Ronaldo Chaves, Luiz Fortes e Leonardo Ivo
registrados nesta foto, fazem parte da equipe, inicial.

Eugenia Andrade 
que não pode estar presente neste momento.




O Grupo pede a população que tenha fotos antigas no Barata, seja de eventos esportivos, sociais, culturais etc. Irá enriquecer a pesquisa.

Isso tudo vem de encontro com o trabalho de preservação da memoria local, iniciado pelo Professor Carlos Alberto Wenceslau e que vem sendo continuado por diversos pesquisadores da região, como o Centro de Memórias de Realengo e Padre Miguel, com o Museu de Bangu, com o História de Realengo

Luiz Fortes - Pró Realengo 
------------------------

Destacamos este depoimento da Andreia Aguiar, uma entusiasta do projeto, pensado com os demais, aproveitando a oportunidade que surgiu a convite do Marcelo Berlarmino


Andreia Aguiar
" Você já acompanha as minhas pequenas ações em recolher material para formar um acervo sobre o bairro de Realengo, em especial a região do Barata. E nesta região destaco as duas fazendas que nela existiram . Este movimento que está acontecendo é animador, verificar que outras pessoas tem uma Memória Afetiva muito intensa por essa região. Alguns nem residem mais em Realengo, mas quando se deparam com uma postagem, realizam Comentários emocionantes. Estou muito animada e confiante que o Grupo vai conseguir realizar um Projeto sonho a muitos anos. 
Aguardem as novidades!!!!"



segunda-feira, 9 de junho de 2025

o blog no Fórum Rio 2025

Aqui nossa pequena contribuição ao Fórum Rio 2025, ocorrido entre os dias 6 e 7 no IFRJ-Realengo, organizado pela Casa Fluminense em conjunto com a Agenda Realengo 2030.
Parabéns a todos os envolvidos.

Abaixo tudo que publicamos tanto no Pró-Realengo, quanto no História de Realengo


foto : Ana Claudia Torraca
https://pro-realengo.blogspot.com/2024/06/saibam-o-que-o-municipio-fara-ainda-no.html?m=1

https://pro-realengo.blogspot.com/2022/09/prefeitura-inicia-obras-do-parque.html?m=1

https://pro-realengo.blogspot.com/2022/12/desocupacoes-para-construcao-do-parque.html?m=1

https://pro-realengo.blogspot.com/2024/06/quem-e-o-pai-do-parque-realengo.html?m=1

https://historia-de-realengo.blogspot.com/2024/03/a-fabrica-de-realengo-por-luiz-orlando.html?m=1



ADRADECEMOS A COLABORADORA
ANA CLAUDIA TORRACA, PELA CESSÃO DAS FOTOS E FILMAGENS.


SEU COMENTÁRIO ABAIXO NOS AJUDA MUITO

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Cuidando dos pets.

💓AJUDA PET.💓  Um grupo onde nem todos se conhecem, mas um elo os une:
Cuidar dos animais.

Cadela Esperança (nome temporário)

"Nós do blog , conhecemos este trabalho e decidimos que não podíamos ficar alheios a está luta." 


O grupo intitulado Ajuda Pet, inicialmente chamado de "Esperança", foi criado pra ajudar a custear as despesas do resgate de uma cachorrinha idosa (Carinhosamente chamada de Esperança..🩷), com vários tumores na barriga, abandonada num depósito de lixo.




Ela fez todo o tratamento veterinário, a cirurgia e ficou na Hospedagem até a sua adoção definitiva.
Cada um contribuiu com o que pôde e os valores pedidos eram baixos, pra que todos pudessem participar.
Após a resolução do caso, os membros optaram por manter o grupo e continuar ajudando outros animais.
Gostaríamos muito q outras pessoas se unissem a nossa causa e nos ajudassem, pra aumentar o alcance do nosso trabalho.


A GATA E SEUS FILHOTES.

No vídeo abaixo, vocês poderão ver o antes e o depois do nosso último resgate. 
Uma gatinha, q vivia em situação de abandono numa Escola Pública, teve os seus filhotes na rua. Eles ficaram na Hospedagem, receberam atendimento veterinário, a mãezinha foi castrada e todos foram adotados ! Felizmente, nesse caso, a ajuda chegou a tempo e foi possível alcançar um final feliz pra todos..🙏





assista ao video.👆




Leis Municipais


 Esclarecendo alguns prontos. 
A ´primeira opção é conseguir um lar temporário, caso não se consiga, ratearemos entre os membros um período na hospedagem, e  tratamento veterinário e castração. E caso se esgote os recursos, então a próxima opção  se não tivermos outra escolha, será  devolver o animal castrado ao local de origem para controle populacional dos animais de rua, com base na lei municipal.

A LEI: Que trata a regulamentação de animais e a possível "Devolução dos animais as ruas".

 
Confira a lei municipal neste link;

Principalmente no 
*Art.26* - E. Os animais serão devolvidos ao seu local de origem após a plena recuperação.”




_______________________________________________

entre pelo QRcode
Não podemos fazer muito, mas pouco com bons resultados, já é vitória. Pior é nada fazer.


💭obs: Como os membros, tem suas atividades particulares e compromissos profissionais, eles geralmente, abraçam somente uma causa de cada vez.


JUNTE SE A NÓS 
Pelo link.

Ou no QRcode ao lado.👈


reprodução da internet. 
E aqui o final feliz.  (obs: A cadela Esperança foi rebatizada pelos tutores, como  Tatá. 
Conheçam a história de Tatá 👅 
Nossa vovó de 2 dentinhos 

Abril Laranja 🧡🐾
                  


XXXXXXXX


sexta-feira, 4 de abril de 2025

Se liga nesta autora de Realengo: Rosana Hollanda

 



Fotos cedidas de arquivo pessoal.
 

Hoje o Pró Realengo, vem apresentar Rosana Holanda autora de diversos livros, cria do bairro, e que já apresenta vasto material com participações em feiras Bienais e outros eventos literários em diversas localidades do Brasil.






Na FLIP - Paraty

 

 Rosana Holanda nasceu na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro onde   trabalha como professora de história com graduações em história e direito e   quase formada em artes o que explica o seu amor por ilustrações e a sua     eterna busca pelo Belo da vida.

  Vive com sua família e 4 gatas e viajar é a sua grande distração sempre que   pode escreve sobre a vida e sobre memórias pois acredita que a escrita é um   tipo de arte que liberta e cura. Autora de várias obras Rosana nos traz   sempre uma visão inusitada e otimista sobre a vida não importando o estilo.


Amores no Brasil. Há 200 anos o Brasil conquistou a sua Independência política e ao comemorarmos esse bi Centenário temos que buscar conhecer melhor como foi construída a nossa história e o que de fato compreendemos como real Liberdade a primeira história “Um pirata no mar de Paraty” nos remete ao período do ciclo de ouro quando o país ainda vivia sob as rígidas regras de uma típica colônia de exploração tropical alvo dos colonizadores e dos piratas europeus que vinham em nosso território uma fonte de Riqueza e lucro o encontro entre um pirata pensador e uma jovem com desejo além de seu tempo cercados por perigos e pelo lindo mar de Paraty embalando essa história cia de desejo e aventura a segunda história é “O grito de Liberdade” apresenta o casal o casal Maurício e Benedita que vive em uma linda história de amor e de luta durante o período em que o país conquistava a Independência tendo como líder Dom Pedro I a vida é um caminhar constante e em amores do Brasil apresentam Duas Estradas que conduziram a ação ao seu destino o caminho da estrada real e o caminho da Independência que em alguns pontos se encontram para o alguns para depois seguirem suas próprias direções dando rumos para a economia e para a política de um país que nasceu para ser gigante.


Na Bienal de SP.

A  história dos Filhos do fogo e dos Filhos  do ar nos faz entender a  grande missão que o futuro reserva para todos  pois somente Unidos  seremos Fortes para receber o retorno das grande  da  grande Estrela que  semeia vida ou morte por onde passa em uma  casa branca no meio do  Campos em um refúgio submerso em um  núcleo  incandescente ligado  ao magna ao magma ou na atmosfera  rarefeita de  uma realidade oculta  nas grandes florestas todos os filhos  elementares  precisam lutar pela  Liberdade e pela transcendência.

Aprendam mais sobre os "Filhos do mar" que já foram o povo mais numeroso e poderoso do planeta e agora vivem isolados em um refúgio secreto prestes a iniciar antigos conflitos isso pode reviver as guerras do passado e os levar a total extinção e ver O Presente é uma dádiva mas lembrar do passado e evitar novos erros é algo muito sábio escutem o meu canto e conheço os filhos do mar.

 Isabel é uma jovem em meio a planos e sonhos e se vê diante da realidade dura da vida depois de acontecimentos dolorosos do passado consegue retomar para a cidade onde nasceu  O Presente o coloca diante de novas possibilidades e quem sabe de um amor com traumas fantasmas precisará encarar o Presente e tomar decisões sobre o futuro. Pedro lutou muito para conseguir se tornar um investigador policial e sabe que nem tudo na vida são flores mas ao encontrar alguém que nunca julgou possível conhecer se questionará se ainda é possível ser feliz totalmente descrente em relação à vida perceberá que ainda existem vários motivos para lutar 2 vidas áridas retrata uma realidade nua e crua onde os sonhos foram sufocados e esquecidos pelos momentos de deserto e sequidão da vida mas mostrando que ainda existe Esperança ainda é possível sonhar.

 O livro “História para todas as idades” é composto por contos, poemas e memórias que nos remete ao projeto da infância e buscam refletir sobre as mudanças que acontecem ao longo da vida que são capazes de deixarem marcas profundas.

De forma leve e lúdica as palavras revelam medos e traumas que nem o tempo foi capaz de curar totalmente. Tudo o que acontece quando somos crianças de alguma forma fica gravado na mente aguardando a resposta que podem trazer conforto ou gerar gatilhos que dão sentido aos problemas do presente.

Através da fantasia com a ajuda de sábios animais falantes a imaginação ganha asas e enfrenta todos os perigos. A mente fica transbordada transbordante de esperança de que dias de sol e de Alegria nos aguardam logo depois da curva e que existe cura mesmo que Almas ressentidas de medrosa existe cura mesmo para Almas ressentidas e medrosas.



Estes são releases de seus livros, que podem ser encontrados no link abaixo junto com seus contatos,

https://linktr.ee/rosana.hollanda   👈



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 


Outras autoras de Realengo.

https://pro-realengo.blogspot.com/2022/11/thamires-escritora-de-realengo-e-seu.html?m=1