Rio de Janeiro, Abril de 2007.
de Luiz Carlos Bastos Fortes
e-mail: lcbfortes@click21.com.br
Para CET-RIO e Secretaria de transportes.
Assunto: Solicitação de Melhorias para o acesso ao viaduto de Realengo
Gostaria que os órgãos públicos estudassem estas possibilidades, que na minha visão de usuário acredito que traga melhorias no fluxo de veículos.
Partindo da Avenida de Santa vindo da Praça Padre Miguel (em Realengo), com o intuito de viramos a esquerda acessar Avenida Brasil e ou atravessar a linha férrea pelo viaduto de Realengo, temos que fazer atualmente o seguinte trajeto.
_ Pela Av. de Santa Cruz: 1º sinal com Rua Goulart de Andrade; 2º sinal na Rua Dr. Lessa (esquina do condomínio Parque Real, 3º sinal na Rua Marechal Soares de Andréa viramos a esquerda, (onde encontramos a Faculdade São José, Colégio Realengo, Curso de Inglês, e comercio em geral), 4º sinal, viramos para esquerda, na Rua Bernardo de Vasconcelos, (onde passa todo o transito proveniente da Intendente Magalhães, e Vila Militar), no 5º sinal viramos a esquerda contornando o Campo de Marte na (Praça do Canhão), e entrando na Rua Doutor Lessa, e chegaremos finalmente ao viaduto.
_ Note que os veículos encontram ai cinco sinais luminosos e transito congestionado devido ao fluxo de moradores, alunos, e linhas de transporte alternativo, além dos ônibus que ali transitam. _
Prestem atenção ao detalhe que a Rua Doutor Lessa é mão única mesmo sendo uma rua bem larga (ao lado da unidade - Realengo do Colégio Pedro II), e entre a Praça do Canhão e o Campo do Marte é de mão dupla.
A minha opinião e de vários amigos a quem apresentei e aprovaram esta idéia, é de que seja feita modificações.
Proposta 1: Que a Rua Doutor Lessa seja transformada em mão dupla, permitindo melhor facilidade de acesso ao Viaduto, e de tão larga que ela é ainda cabe em um dos lados um estacionamento rotativo da SMTU, pois em breve com o crescimento do Colégio Pedro II, será de grande utilidade além de melhorias que trará ao local.
Pois desafogaria imensamente a Mal. Soares de Andréa, além de melhorar a ida a outros bairros como Padre Miguel, Bangu, Campo Grande, etc.
Proposta 2: Que a Rua Doutor Lessa tenha sua mão modificada no sentido contrario ao que é hoje, inclusive combinando com o que é praticado atualmente. Uma rua em cada sentido, Rua do Imperador sobe, General Sezefredo desce, Goulart de Andrade sobe e a Doutor Lessa, desceria também.
Mas confesso que a primeira opção, parece ser a mais viável. Anteriormente já tinha encaminhado um esboço deste projeto a CET-RIO e Câmara de Vereadores, por e-mail, mas nada foi modificado, entreguei também a diversos políticos da região, estando aguardando definição. Tento novamente, não desisto por achar que esta é uma sugestão de melhoria viável!
E sendo colocada em pratica a primeira opção, e com a necessidade de melhoria no transporte para as novas unidades escolares, recomendo que se estenda até a Rua Doutor Lessa, as linhas dos ônibus, 383 (Realengo - Tiradentes) e 917, (Mallet - Bonsucesso), pois daria opção à população que mora em Jardim Sulacap e Mallet, de terem a opção do transporte ferroviário ao seu alcance, com a esticada destas linhas passando perto do viaduto de Realengo, tornaria essa mais uma opção de transporte ao centro da cidade, inclusive com a opção da passagem integrada trem-onibus. Além de que o principal centro comercial de Realengo é na Praça Padre Miguel.
Atenciosamente,
Luiz Carlos Bastos Fortes
Essa idéia é muito importante pois vai melhorar consideravelmente o fluxo de veículos na região. Parabéns ao Luiz Fortes por essa iniciativa
ResponderExcluir