Mostrando postagens com marcador #zona-oeste. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador #zona-oeste. Mostrar todas as postagens

sábado, 23 de maio de 2026

Primeira parcial : Censo o Realengo que queremos.

 Dados parciais da pesquisa “O Realengo que Queremos”. 

(no mês de maio)

Nossa pesquisa se iniciou em Fevereiro e encerraremos em Setembro de 2026.


SEGURANÇA PUBLICA
SEGURANÇA PUBLICA: TEM A PIOR AVALIAÇÃO ENTRE 40,5% DE NOSSOS LEITORES AS CONSIDERAM PESSIMA E 33,8% VOTAM EM RUIM E 21,6% A AVALIA COMO MÉDIA.

SAÚDE PUBLICA :  39,2% RECEBEU AVALIAÇÃO MÉDIA E 14,9% A CONSIDERA RUIM




AS OPÇOES DE LAZER E  PRAÇAS

AS OPÇOES DE LAZER E  PRAÇAS : 35,1% AVALIAM COMO MÉDIA. ENQUANTO 25,7% AS CONSIDERAM RUIM E 24,3% ACHAM BOA.


SE FOSSE GOVERNANTE  : 54,1%  DARIAM PRIORIDADE A SEGURANÇA E 51,4% AO  PROBLEMA DAS ENCHENTES ENQUANTO 37% SE ESFORÇARIAM EM MELHORAR A SAÚDE PUBLICA.




NA PARTE DEIXE SUA OPNIÃO:  SOBRE LAZER: LISTAM TEATRO, MUSEU DO BAIRRO E UM ESPAÇO COM MUSICA AO VIVO COMO PRIORIDADES.

 Nesta primeira parcial, destacamos estas reclamações que os moradores assinalaram anonimamente. 

GERAL

- Esquecimento do poder público de todas as áreas

- Falta de estacionamento

- Buracos na Rua Piraquara e Nogueira de Sá.

- A falta de manutenção da praças (cachoeira do barata) e o péssimo asfalto das ruas internas como Rua da usina Miranda Varejão Ocaíbi, Aritiba E o que mais nos prejudica a falta de manutenção nos nossos Rios e o excesso de quebra-molas clandestinos nas ruas internas.

- Muitos mosquitos; praça da Cohab abandonada

- Os constantes gatos no poste que deixam moradores sem luz e Internet

- Fazer limpeza (triagem) na fiação elétrica.

- Sujeira nas vias públicas.

- Lixo na rua, despejo de lixo constante na rua Nepomuceno (atrás da UCB)

- Buracos na rua, excesso de quebra-molas, excesso de ruas com portão (restringindo o direito de ir e vir), excesso de carros estacionados nas ruas dificultando o trânsito.

- Conservação dos asfalto

- Péssima iluminação

- Rua General Azeredo sem sinalização vertical sem sinalização horizontal sem quebra- molas ou lambadas motos e carros não respeita o pedestres barulho intenso

- Falta de limpeza da Comlurb, praça para as crianças abandonada a praça dos cadetes um espaço bonito e arejado, mas hoje se encontra abandonado sem local para arte, música e etc...

- Buraco na rua Doutor O’rreily, Imperatriz, Macedo Junior, vazamento de esgoto na rua Valdir Franco em frente ao Colégio Thebas, comércio irregular na rua Princesa Imperial, trecho com Bernardo de Vasconcelos (construção irregular nas calçadas e no meio da rua, ocupação das calçadas, venda de bebidas alcoólicas a menores, consumo de drogas...), limpeza, manutenção dos brinquedos e iluminação da praça que fica na rua Princesa Imperial com Rua Moema, limpeza dos bueiros de todas as ruas que aqui foram citadas.

- Faltam lixeiras, faltam equipamentos de lazer, falta comércio para dinamizar o bairro, sobram imóveis abandonados, sobram espaços ociosos como os ocupados pelo exército. Mais dicas na Agenda Realengo 2030!

- Falta de iluminação, falta de drenagem das redes pluviais, falta de manutenção do asfalto.

- Estacionamento de carros ao longo da rua DO GOVERNO

- Rua esburacada, comerciantes que colocam suas propagandas quase no meio da pista e som de alguns bares e casas de show até altas horas.

- Falta de aparelhos culturais.

- Falta de luz na Praça Padre Miguel

- Asfalto péssimo, cedendo com grande buraco…

- Sinal com radar

- Limpeza da, praça da rua Olímpia Esteves.

 - Poda das arvores em geral, principalmente próximo a sinais de transito

- Falta ralos nas ruas

- Buracos nas calçadas, desordem urbana, iluminação fraca, acessibilidade, limpeza urbana, CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL, Biblioteca, clube de esporte e lazer, ...

 

MULTIPLA ESCOLHA DE RPIORIDADES

MANUTENÇÃO

- Buracos na rua vários principalmente na Aritiba e na rua Ocaíbi

- Buracos na rua Manaus

- Muitas ruas esburacadas, quebra-molas velhos e altos, lixo nas ruas, falta de segurança e alguns lugares falta iluminação

- Buraco e praças muito mal conservadas

  - Buraco na rua Lomas Valentinas

AINDA NÃO VOTOU?  

CLIQUE AQUI: https://forms.gle/GHqJeXC5erTDPXRb7

TRANSPORTES

- Sinalização de vias para travessia de pedestres - Linhas de ônibus com menor tempo de espera

- As linhas de ônibus que passam, como 791, 743,741, tem pouquíssimos carros na frota.

- Falta condução para o centro de Realengo, queremos a volta do 744 e 739

- Demora no reparo a iluminação da praça dos cadetes, até o viaduto de Realengo.

-Melhor Acesso aos trens.

- Rua Manaus cheia de buraco, desde quando nasci não vi asfaltar essa rua.

- Maior fiscalização aos moto condutores com multa e conferencia de documentos.

  

SEGURANÇA

- Falta de segurança no entorno do Parque Susana Naspolini; Iluminação fraca na rua General Sezefredo.

- Rua Magalhães Gandavo foi eleita a rua dos assaltos por motoqueiro que roubam e fogem. Triste, socorro!

- Muita Insegurança

- Acumulo de lixo na entrada da (comunidade) Light por causa da falta de um ponto de coleta ou reciclagem. Ali, na entrada da comunidade, o lixo se acumula desde que tiraram os catadores de perto do Parque de Realengo. Não há apoio e nem profissionalização dos catadores.

- Buraco nas calçadas e enchentes e alagamentos

- Tem um espaço pra festa, que perturba o final de semana na Piraquara

- Rua Silva Neto / Rua Antônio Galvão / Rua Helena / Rua Leocádia / Rua Claudino Barata merecem mais atenção.

- Buraco nas ruas, enchentes e falta de segurança

- Iluminação aqui na rua(?) é muito ruim, quando chove alaga tudo, segurança ZERO.

- Mais iluminação e policiamento na rua GENERAL AZEREDO .

- Alto índice de assaltos

 

ENCHENTES.

- As ruas enchem durante as chuvas

- A rua em moro (?) enche sempre que chove.

- Alagamento na Rua Marechal Modestino em dias de chuva

- O asfalto da rua Cardoso Martins é de péssima qualidade, rua muito esburacada.

- Falta de escoamento da rua general Sezefredo

- Outra questão: parece que há mais lixeiras instaladas dentro do Parque de Realengo do que no próprio bairro. Não que não deva existir lixeiras em quantidade suficiente no parque, mas é gritante o contraste com o restante do bairro. Precisamos de mais lixeiras nas ruas. Em relação ao parque, deveria ser proibido fumar na área de alimentação.

- Drenagem completa do lado Norte de Realengo, que parece inexistir. (obs. A linha do trem delimita o norte /sul do bairro. )

- Falta de iluminação a rua General Azeredo, Rua do Imperador e trechos da Rua dos Limites, Manutenção de "quebra-molas" na região do Barata

- A rua Prof. Carlos Wenceslau, enche quando chove. Traz muitos transtornos!! E lixo, por causa das enchentes

- Falta de limpeza de esgoto, chove a água fica na rua até secar, não tem pra onde escorrer, tudo entupido. (rua Manaus)

- Rua Santa Nina (cep: 21770130), a CEDAE fez a obra de colocar canos para esgoto, o ralo do meio da rua quebrou a tampa, colocamos uma de concreto mais não dá segurança pois quebra com carros e o asfalto ao lado afundando, com isso obstrui a passagem do esgoto e águas fluviais.

- Enchentes no bairro todo

- Há mais de 3 décadas as enchentes castigam o bairro. E como imaginar que o centro do bairro, mais precisamente na Rua Bernardo de Vasconcelos, entre a E.M. Gil Vicente e rua do Imperador, é o ponto mais crítico, principalmente após essas mudanças climáticas dos últimos anos. O Rio Catarino, vindo da Serra do Barata, passa dentro da universidade Castelo Branco, sendo canalizado, depois passa sob o asfalto cruzando a Bernardo de Vasconcelos, segue entre a E.M. Gil Vicente e a gerência da Comlurb, seguindo para a comunidade vila Vintém. Nas enchentes, épocas de tempestade, faz um estrago gigante: trava o trânsito, invade casas, comércios, etc., isto é, essa área circunvizinha vira literalmente Rio sujo, esgoto “in natura”, seguindo para a Praça do canhão ou Campo de Marte. O caos é total nessa região. Em 2020, nas duas cheias que aconteceram, final de Janeiro e início de março, entrou água podre em todos os andares dos apartamentos térreo do condomínio que resido. Nunca isso tinha ocorrido antes. Espero que um dia isso seja resolvido definitivamente.

____________________________________________________________________________


Veja a postagem original:

sábado, 1 de abril de 2023

Esse lixo é meu?

Esse lixo é meu?


O rio, onde ontem havia peixes, hoje pescamos sofás, geladeiras, garrafas pet e tudo mais que se possa imaginar.
O que podemos fazer? Só olhar e lamentar? Qual exemplo estamos dando aos jovens...
Podemos reverter essa prática? Acredito que sim, somos otimistas, sempre temos esperança.

artes sobre fotos da prefeitura.  rio Catarino Realengo


Hoje os velhos de cabeça branca estão lutando contra um abandono de anos, contra o descaso de políticas públicas "não públicas"...
Nós cansamos, arregaçamos as mangas e uma luz no fim do túnel se acendeu, mas a educação ambiental precisa ser feita já!
Não pode o poder público limpar, fazer obras e o povo emporcalhar diariamente....
Lixo é no lixo e não no rio ou na calçada.




Trecho do rio Catarino sob linha Férrea- Realengo
 
Temos que este hábito mudar. O lixo descartado indevidamente volta em forma de enchentes.
Destrói o patrimônio da gente, por causa de um povo inconsequente que paga para jogarem entulho e tudo que não usam nos rios da gente.
Que na escola nossas crianças aprendam que existe um planeta a salvar. Começamos não jogando lixo nos rios nem poluindo os mares. Que cresçam alertando os adultos a um novo hábito salutar, lixo no lixo e um planeta podemos salvar.






obs: Ver seres humanos dentro de um rio/lixão e sujeitos a contraírem doenças variadas, nos revolta imensamente.
Colabore fazendo sua parte.

Texto de Luiz Fortes e Marcelo Queiroz
Respectivamente responsáveis pelas mídias, Blog_Pro-Realengo e Jornal Realengo em Pauta 

____________________

Em apoio as demandas do Movimento Popular SOS REALENGO URGENTE

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Erika Carvalho, moradora de Realengo é a Musa da Unidos de Bangu.

Erika Carvalho, moradora de Realengo é a Musa da Unidos de Bangu.


foto: Lucas Franklin


foto: Lucas Franklin

A nutricionista Erika Carvalho, moradora do nosso bairro, fez sua estreia como Musa da Unidos de Bangu no ensaio técnico na Marquês de Sapucaí em 2023, Erika que já foi passista da agremiação recebeu aplausos e elogios com seu charme e samba pé na tradicional passarela do samba!


Sua trajetória.

Cheguei em Realengo aos 8 anos, morei na comunidade Light no Jardim Novo, agora moro na Rua Carumbé,  fiz parte de projetos sociais, um deles foi da coreógrafa Vânia Reis, de ballet e jazz.

Eu estudei no CIEP Frei Veloso na Capitão Teixeira, também no Colégio Agostinho Cunha, como meia bolsa, 

Me formei em Nutrição que amo de paixão. 



 


Samba no pé.


foto: Léo Cordeiro

No mês de Janeiro rolou na Sapucaí o ensaio técnico da Série Ouro, a nossa Unidos de Bangu foi a segunda escola se apresentar promovendo a estreia da nutricionista Erika Carvalho como musa da agremiação, que demonstra a responsabilidade e sabedoria das mulheres do samba. Com seu charme e beleza encantou o público com seu samba. 




"Tenho orgulho de representar minha Zona Oeste na avenida, fui passista da Bangu e hoje sou musa. E acredito que fato de uma mulher poder sambar não menospreza sua inteligência, força e sabedoria. Espero poder ser inspiração para milhares meninas negras, periféricas que sonham um dia ter sua profissão, mas que amam se divertir em suas raízes, seja o samba, funk ou charme".




Erika diz que foi a primeira graduada de sua família:

foto: Léo Cordeiro
Sempre curti essa vibe de cozinhar desde criança, ao terminar o ensino médio, cursei Gastronomia pelo Senac.
Em 2013 comecei graduação de Nutrição e os diversos cursos pela Faetec, Fiocruz e outros.  A única coisa que eu sei dizer é que a cozinha é o meu melhor ambiente, lá eu esqueço meus medos, traumas e tudo que me aflige.


Seu insta.

https://instagram.com/_nutrierikacarvalho?igshid=OGQ2MjdiOTE=






matéria em conjunto com as midias .

Blog Pró-Realengo e Jornal Realengo em Pauta