sábado, 21 de maio de 2022

Espaço Cultural QUARTEL HISTÓRICO DO REALENGO

Tive o prazer de conhecer um belíssimo trabalho que resgata a memória local.

Espaço cultural do Exercito em Realengo.
Visitei a convite do Capitão Messias o Espaço Cultural Histórico do Exército o qual recomendo uma visita, onde de forma cronológica é contada a história do local. Parabéns pela iniciativa, são espaços como estes que irão resguardar a história de Realengo.
Que surjam outros!




Espaço Cultural QUARTEL HISTÓRICO DO REALENGO

      O Espaço Cultural do Quartel Histórico do Realengo foi criado em 20 de março de 2019, e inaugurado no dia 19 de dezembro do mesmo ano. Nele é mantido um acervo de materiais utilizados por ex-alunos, armamentos, fardamentos e equipamentos utilizados na 2ª Guerra Mundial. A Sala de Exposição Quartel Histórico do Realengo, ainda dispõe de uma réplica da sala de aula que fora frequentada pelos cadetes da Escola Militar do Realengo e de painéis que retratam uma rápida a passagem ao tempo desde 1859 até os dias atuais, incluindo as principais operações em que participou.       

Belíssimas reproduções de fotos históricas.
Horários de visitação 
de Segunda a quinta, das 09:30h às 11:30h e de 14h às 16h
Às sextas-feiras de 09h às 11:30h.
Endereço: R. Bernardo de Vasconcelos, 1090 - Realengo, Rio de Janeiro - RJ, 21710-261

Telefone: (21) 3338-7112
Email: comsoc@9bdainfmtz.eb.mil.br

Painéis contam a historia do local.
  
Reprodução de uma sala de aula. da época.

Vejam mais em Historia de Realengo: Nosso blog que resgata os fatos históricos do bairro, temos algumas postagens relacionados a Escola militar de Realengo e até anterior a ela e tudo devidamente registrado no Espaço Cultural.

Exemplos:









 

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Lixo, entulhos e descartes em geral.Um problema constante.

Lixo um problema constante.

Recebemos este pedido de ajuda da moradora Solane.

 Estamos vendo acontecer na calçada do abrigo Casa Realengo, na rua General Raposo com Carlos Wenceslau, a calçada está tomada de lixos de obras e até móveis, se possível uma visita da Comlurb e um plantio com pneus cercando a calçada ou caçambas, por favor, nos ajude.

"Ontem quando eu estava chegando, vi um carro descendo sobras de obra e móveis".

Aqui perto na rua Dr Lessa, brigamos muito, porque colocavam na calçada da creche, passaram para calçada da Clínica da família, a Comlurb cercou com pneus e plantas, agora é ao lado do abrigo.

Como nossa leitora relatou, esses descartes são uma constante, só vão mudando de local.
Nós temos um razoável serviço de coleta realizado pela Comlurb, a população é que não colabora quando contratam carroceiros, aí passam o seu problema para o próximo, sem analisar as consequências.
Pedimos aos órgãos públicos que recolham e protejam mais está área pública e sugiro a população estarem vigilantes pois temos uma ferramenta poderosa constantemente em mãos que é o celular. Registrem a placa dos carros que jogam lixo nas ruas, certamente a guarda municipal poderá tomar providências, aos carroceiros já existe a lei de proteção animal que deveria inibir está prática. Ou seja as ferramentas estão aí, agora clamar pela boa vontade de por em prática.