domingo, 30 de janeiro de 2011

Mente Jovem por um Realengo melhor

Fernanda  no Viaduto de Realengo.
É com imensa satisfação que publicamos esta postagem, pois uma de nossas maiores bandeiras é o bom uso destes espaços. Temos consciencia que o projeto da Senhorita Fernada Mihessen, não poderá ser implantado por completo, pois algumas areas já foram utilizadas. Ela nos contou também que desde que aprontou este trabalho, vem apresentando para politicos e empresários da região que nunca deram muita importância infelizmente.

Nosso reconhecimento a este trabalho vem antes de tudo por ver uma mente jovem preocupada com melhorias em seu bairro, e por ser ela fruto da região, descendentes de familias tradicionais do bairro.
Fica aqui desde já nossos parabéns a esta e outras inciativas parecidas. E desejos de quem sabe tornando público este projeto, ele venha se tornar realidade, mesmo que parcialmente.
-Pró Realengo

O Projeto
Desenvolvido durante o ano de 2008 por Fernanda Dias Mihessen, então aluna da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, como trabalho final da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Visando possibilitar maior conforto e bem estar à população, este trabalho propôs novos espaços para uso público, melhor circulação de vias e criação de áreas para habitação e prestação de serviços.


A partir do desenho urbano, viabilizar transformações na paisagem existente com a
adaptação dos espaços inutilizados do bairro de Realengo

Com a palavra Fernanda


O objetivo geral foi o desenvolvimento do projeto urbanístico e paisagístico para o “centro de bairro, visando a articulação sócio-espacial, cultural e ambiental dos fragmentos urbanos locais da seguinte maneira:

-Desenvolver propostas urbanísticas e paisagísticas de re-qualificação da paisagem urbana;
-Contemplar os componentes social e cultural no conjunto das intervenções;
-Contribuir para a melhor articulação da malha viária com o ramal ferroviário;

A arquiteta no local

-Melhorar as condições de mobilidade a partir da articulação dos transportes públicos rodoviário e ferroviário;
-Melhorar as condições de segurança nos espaços públicos através da ampliação dos serviços de iluminação pública e sinalização;
-Estimular percursos peatonais e de ciclistas;  
-Aumentar a oferta dos equipamentos urbanos e culturais;
-Estimular a modernização e ampliação do comércio e serviços.



A região considerada para este estudo tem importância significativa para o bairro e compreende os seguintes sítios:

arquivo pessoal


1 - Antiga Fábrica de Cartuchos de Realengo

2 - Praça do Canhão/ Campo de Marte

3 - Campo de futebol

4 - Escola de Equitação do Exército

5 - Estação de trem





Analisando dados e a própria vivência como moradora, percebe-se a grande carência que a população tem por espaços voltados para atividades de lazer, atividades culturais e compras.


Com seu projeto em mãos
 


SETOR A:

Atualmente subutilizada, a área da praça do canhão serve como estacionamento e treinamento dos militares e eventualmente recebe shows públicos. No mais, é apenas circulação dos usuários da estação ferroviária e dos moradores que vão atravessar a linha do trem. Foi proposto:


Praça Campo do Marte- em frente ao Quartel.

-Praça de esportes - considerando a falta de espaços de lazer público e sabendo da valorização e importância do esporte para o indivíduo, propõe-se grande área voltada para este uso. Inclui quadras de poli esportivas, de voleibol, campo de futsal e área para a prática de skate com pistas e circuito de obstáculos.


-Ciclovia - visa desenvolver melhor qualidade e segurança aos diversos usuários de bicicleta que circulam pela área. Este permite a integração de toda a área foco, passando pelos diferentes setores desenvolvidos.

-Estacionamento - desenvolvido para suprir a nova demanda dos moradores e usuários da área.


SETOR B:

Campo de futebol que na maior parte do dia encontra-se desocupado, exceto nos horários de treinamento dos soldados do quartel. Assim, a proposta é desenvolver equipamentos públicos e edifícios residenciais visando estimular a ocupação deste espaço.


Atual campo de futebol, ao lado do Viaduto.
 -Edifícios residenciais que dão continuidade ao uso do solo já consolidado no quarteirão ao lado, além de proporcionar estímulo para a ocupação ordenada da região.

-Equipamentos públicos que atendam às necessidades do bairro e a nova demanda da população gerada. São propostos: escola pública, creche, posto de saúde e um centro social, que venha a possibilitar assistência e novas oportunidades à população mais carente.



SETOR C:


Desativado desde a década de 80, este quarteirão já foi objeto de estudo para diversos projetos habitacionais, que não tem continuidade devido a problemas constitucionais. É limite entre a área militar e a residencial, tornando-se uma barreira dentro do bairro apesar de a escola de equitação encontrar-se desativada, embora o muro da mesma permaneça erguido. Com o intuito de permitir a continuidade visual e dos fluxos de carros, pedestres e ciclistas, o quarteirão foi desenvolvido de modo a prolongar os eixos das vias vizinhas à área. Facilitando o percurso e garantindo maior segurança aos seus usuários.


Antiga Escola de Equitação - ( Esquina do Bacalhau).
 -Desenvolvimento comercial para atendimento a área residencial desenvolvida no entorno.

-Implantação de um setor residencial que busque criar uma identidade para a intervenção. São propostos edifícios de até 4 pavimentos. Desta maneira, a ocupação vertical é explorada na região sem agredir a paisagem e diferir de forma inconveniente da ocupação residencial uni familiar dos quarteirões vizinhos.


SETOR D:

Pelo uso antes destinado, os prédios da antiga fábrica de cartuchos necessitavam de estrutura reforçada e paredes bastante espessas que permitiram, apesar de abandonadas, a não degradação por completo do local. Assim, o estudo visa buscar soluções projetuais inovadoras, adequadas às características do local, de maneira a diminuir a fronteira entre as novas construções, as existentes e a paisagem.


Atualmente o Pedro II e o Pedrinho.
 A proposta para a antiga fábrica de cartuchos consiste em um redesenho do espaço urbano, com propostas de novos usos para as edificações existentes, preservando sua arquitetura e valorizando a memória deste local para o bairro. A escolha do uso adotado em cada uma desses prédios partiu dos seguintes princípios: tipologia do edifício - considerando sua estrutura, gabarito e outras características arquitetônicas; localização - a proximidade com a rua, com o Colégio Pedro II e seguindo o próprio fluxograma da intervenção.

-Parque público com extensa área verde existente preservada, que envolva espaços voltados à cultura e lazer.

-Área comercial, desenvolvida com o intuito de atender as necessidades dos usuários do parque além de dinamizar a ocupação do quarteirão da fábrica.


SETOR E:


Espaço onde hoje se encontra a UPA.
 Espaço descaracterizado na época do desenvolvimento do trabalho, abrigava antigas residências de funcionários da ferrovia, calçada e ponto de ônibus inadequados para uma segura circulação de pedestres, ciclistas e veículos ao longo da via, abriga atualmente a UPA de Realengo. Neste local foi desenvolvida proposta que busca a integração dos dois lados da linha férrea e dê melhor qualidade a circulação nesta área.
-Estação intermodal que permita integração de diferentes modalidades de transporte público, segurança e facilidade no deslocamento sobre a linha férrea.

Os locais para esporte, que seriam revitalizados. 


-Quadras de esporte e mobiliário urbano em área de praça, que estimulem o uso do espaço e proporcione conforto ao usuário.






§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Nós temos conhecimento que outras áreas ainda não utilizadas na antiga fabrica de cartuchos, estão destinadas a moradia, mas ainda dependem de detalhes, para formalização da transferencia.
Seria muito interessante que nestas áreas ou em outras sem uso, utilizassem parte deste projeto, pois Realengo merece, e além do mais já esta todo desenvolvido, certamente seria muito mais facil o seu uso, do que começar outro da estaca zero.
Vejam neste link o destino que foi dado a estas áreas de Realengo.



Participe deixando seu comentário abaixo, ou enviando sua opnião para o email,  pro.realengo@gmail.com , que postaremos no mural de debates.
http://pro-realengo.blogspot.com/p/debate-do-projeto-urbanistico-e.html



21 comentários:

  1. Parabéns Fernanda.Seu projeto é excelente.Infelismente ,quem deveria se interessar pelo desenvolvimento do nosso bairro,não se importa...Enfim,fazer o quê?
    leila

    ResponderExcluir
  2. Só tem um lado negativo ai. Ela quer promover a construção de condominios residenciais nesta regiao. Ela se esquece que ai tem um fortissimo transito que com estes condominio vão tornar a circulação em Realengo insuportavel. O que se poderia ocupar nos terrenos em que ela propôs condominios seria uma universidade publica ou um shopping, que mesmo tendo carros traz o beneficio do emprego e do estudo que compensa o impacto no transito. Tirando isso, o projeto é otimo.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz de conhecer seu interesse por nossa região, sou criador de um projeto que pretende devolver a população no entorno de uma unidade escolar do Conjunto Capitão Teixeira as calçadas livres.
    O Vitrine Cultural_Arte, Música e Meio Ambiente localizado na Rua Espadarte s/n na frente da Escola Carlos Maul_COHAB_Realengo pretende fomentar o fortalecimeto de ações que vc aborda muito bem em suas propostas.
    Quero convidá-la para conhecer minha proposta para o espaço, e, contar com seu suporte técnico na àrea de sua pesquisa e trabalho.

    Parabéns...
    Renato Gregorio
    email.:greg777@ig.com.br/vitrinesocial_arteambiente@hotmail.com
    Tels.:7863-2674 Id. 10*40318 /8282-2610/9518-8420

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Fernanda pelo ótimo projeto proposto, mas eu gostaria der ver na antiga fábrica de cartucho, um parque ecológico, pois lá a uma vasta vegetação, se olhado do auto do morro do Barata é percebido que naquela parte a um número bem grande de arvores, e derrubar aquelas arvores seria um crime, até no Google mapas você consegue perceber essa realidade.
    Marcelo M Martins.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante. Realmente o nosso bairro precisa de uma revitalização. Tudo anda muito degradado e envelhecido.
    MAs sinto falta mesmo é de uma jornal, revista ou site que fale exclusivamente das coisas do nosso bairro, do nosso cotidiano, qeu nos digam respeito.
    Se eu tivesse dinheiro montaria um jornal ou site bem na Avenida Santa Cruz.

    ResponderExcluir
  6. Acho que isso deve ser feito sim , pois temos boas areas para melhoras !

    ResponderExcluir
  7. E continunando este assunto, eu proponho instalações comerciais no lugar das residenciais, pois Realengo ha muitos anos é um bairro dormitório em relação a bairros como Bangu, Campo Grande e Madureira. NEste mesmo espaço, sobretudo aonde é o
    campo de MArte poderia se colocar um estadio poliesportivo e além disso, Realengo precisa no espaço da antiga escola de equitação de estruturas culturais como cinemas e teatros. Realengo não tem cinema ha mais de vinte anos! Esta área deveria ser comercial ou abrigar uma universidade publica como a UFRJ, UERJ ou UEZO. Fiquei muito triste na época quando o Exercito demoliu as instalações da escola de equitação, pois nelas davam para construir um ginasio de basquete principalmente um cine-teatro no galpão demolido. Com a contrução de de condominios o transito vai ficar insuportavel e para sair do bairro vai ficar impossivel. Estruturas residenciais deveriam serem construidas em subbairros como Barata e Jardim Novo, pois la se tem vocação para isso. Realengo é atualmente um bairro de passage Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, valeu, gostei muito de seu projeto, tomara que saia do papel, vou torcer. E muito obrigada, a sua foto no viaduto de Realengo me fez matar saudades, pis estou lomge à quase quarenta anos, e muitas vezes passei por esso viaduto, muito obrigada, e vá em frente, estarei torcendo ok.

    ResponderExcluir
  9. Idéias excelentes como está se perdem com o tempo. Porém isto pode mudar. A População de Realengo precisa disso, melhor ainda, de alguém da região.
    Respondendo a amiga Leila, que postou em 30/01.
    "Fazer o que?"
    Tentemos mostrar a quem de direito que há a necessidade de urbanização. E que Realengo é um bairro esquecido, como vários, mas é possível o cidadão solicitar melhorias, existem mecanismos para isso.

    Quanto à amiga Fernanda, Parabéns pelo trabalho e torço para que caso haja investimentos urbanísticos na região, seu trabalho saia do papel para melhorar nossa região.

    abraço a todos e mais uma vez Parabéns Fernanda!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!! Fico muito feliz com a repercussão do projeto. Agradeço aos elogios e também às críticas. Para um morador de Realengo, que tem carinho pelo bairro e vontade de fazer mudar nossa realidade, esses comentários são muito bem vindos.
    Sendo breve, justifico os usos da área de projeto:
    Leonardo Ivo,
    A utilização da área residencial, no meu ponto de vista, é importante para a ocupação constante do local e principalmente para que haja investimento privado no bairro. Necessário para desenvolver a construção e dos diversos equipamentos urbanos: escola, creche, praças, também propostos.
    Em relação ao impacto viário causado pelos novos moradores, estes seriam solucionados com a utilização de vias secundárias já existentes e inutilizadas pelos automóveis. A taxa de ocupação para o local não é grande, os edifícios teriam no máximo quatro pavimentos.. Além disso, o projeto como um todo, visa valorizar os demais meios de transporte: em toda a extensão há ciclovias, além dos pontos intermodais, que ligam os ônibus ao trem.
    Meirelles,
    quanto à Fábrica de Cartuchos, as edificações seriam todas preservadas, bem como toda a vegetação cabível, permitindo a utilização destas construções, que teriam uso cultural e comercial, suprindo de alguma forma nossas necessidades.
    Enfim,
    fico à disposição de outros esclarecimentos.
    Obrigada.
    Um abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Acredito que sempre será de grande importancia a preocupação, dos moradores de Realengo, para a implementação de melhorias para o bairro, pois somente nós moradores é que sabemos o que precisamos para o bairro, não adianta projetos feitos por pessoas que nem sequer irao passar pelo bairro. A iniciativa é bem vinda e deve sre discutida com os moradores que representam de fato o bairro, e ser aberta á todos até uma conclusão final. MUito boa essa iniciativa!!

    ResponderExcluir
  12. Fernanda,
    Shoppings, cinemas, teatros também são investimentos privados e também fazem uma ocupação constante do local. Até mais que a residencial, um exemplo disso é o Shopping Bangu. Sou contra o residencial, pois além do que já citei na questão viária ele também bloqueia investimentos privados na área do lazer, por exemplo. Vide Flamengo, Copacabana e Botafogo onde as associações de moradores vivem em guerra com a prefeitura e com empresas de shows. Fora que pode ocorrer de tais áreas ficarem fechadas, pois os moradores poderão fechar estas áreas o que poderá trazer mais transtornos, sendo que esta área com investimento privado aberto como são os comerciais além de gerarem empregos em dobro, eles viram aŕeas semi-abertas, o que não é o caso das comerciais. e Ainda tem mais, Realengo já é um bairro densamente povoado e esta área alvo do projeto não foge a regra, vide o se entorno. A outra questão é que o morador de Realengo precisa de emprego próximo de suas residencias, coisa que ele não tem. Com os tais empreendimentos comerciais sugeridos isso resolveria em parte o problema e este não precisaria procurar emprego em outras partes da cidade, fazendo com que os empregos não se concentrem tanto no Centro, Zona Sul, Barra, Campo Grande ou Bangu. A outra questão é que as vias de Realengo, com exceção da Avenida Santa Cruz são estreitas e já não dão vazão ao transito atual que só aumenta a cada dia. Uma pergunta, você já passou ali na Bernado de Vasconcelos com a Almirante Soares Andréa as 18:30 da noite? Um dos maiores problemas da Zona Oeste ainda hoje é no que se refere a emprego e lazer, sendo que lazer é ainda pior. Não temos teatros, livrarias, bibliotecas em quantidades suficientes para atender a população. O seu projeto é ótimo, mas como disse o Almir, tem que ser bastante discutido para que quando o mesmo for implantado de verdade, nem o governo e principalmente os moradores não se arrependam depois, pois depois de implantando dificilmente se poderá voltar atrás. O maior exemplo disso são os bairros que citei no começo do texto, por conta deste problema e de diversos outros. O projeto que você expôs agrada mais as construtoras, os órgãos privados que mais destroem e degradam qualquer cidade de qualquer lugar do mundo. Repense este projeto no que se refere ao uso do solo nas áreas que citou. E outra coisa, sobre o uso destes terrenos para universidades, ele também gera mais emrpegos para os moradores da região e melhora a questão de logistica dos estudantes. Pense no seu caso. Eu sou estudante universitário e se a Uezo fosse em Realengo isso me beneficiaria em termos de locomoção. Pense nisso!

    ResponderExcluir
  13. Dou parabéns a FERNANDA,não só pelo trabalho,+ pelo esforço de tentar melhorar aquilo que é dever de todos nós.Concordo coma LEILA, é uma pena q as autoridades não estão ligando já q ao passarem a receber o salário q nós pagamos, eles se mandam para zona SUL e esquecem de onde vieram a maior parte dos votos...
    Também concordo com o LEONARDO, precisamos de + empregos já q eu sou uma que não consigo a 2 anos (apesar q sei q tenho 2 motivos a idade avançada e não ter FACULDADE) e além disso poderia nestes locais obrigação de estacionamentos gratuitos ou de baixo valor, já q os motoristas não respeitam nossas calçadas alegando falta de onde estacionar e fazendo com isso as calçadas quebradas e impossibilitando dos pedestres não terem q andar nas ruas correndo os risco q já correm.

    ResponderExcluir
  14. FERNANDA ao escrever comentários para vocês deu um pico de luz e nem sei se vocês receberam
    Gostaria de dizer que fui licenciadora do IBGE e soube que na realidade REALENGO não tem esgoto tratado, ele é todo jogado nos RIOS, o local q fiz o levantamento joga todo no rio que passa por dentro das escolas GISONI e CASTELO BRANCO e outros o que eu já fico apavorada quando chove muito e a sujeira retorna nos nossos ralos, como foi a sua ideia sobre isso?? Pois ter + construções de moradias ou de shopping's só aumentaria + esse meu desespero se não for feito um excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  15. FERNANDA, não sei escrever bem + espero que tenha me entendido e os amigos leitores também. Levei dias pensando se escrevia ou não e agora tento colocar minhas ideias. Não consigo entender o projeto vendo fotos assim + acho que no SETOR E parece q vc já colocou um espaço com palco acústico se não for que tal ter??? Uma
    arquibancada com palco de forma acústica = a de NY q dá chance tanto aos artistas locais a se apresentarem seus talentos como o povo a ter gratuitamente um momento de lazer e realizações??
    Bem, espero ter ajudado.
    Abraços a todos, pois não tenho pc para ficar acompanhando direito tudo + adorei receber o e-mail e vê os trabalhos de todos vocês por um REALENGO MELHOR>

    ResponderExcluir
  16. sou moradora de realengo e adoeri o blog, ja sou seguidora, me segue tbm? nicoolice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Fernanda,

    Adorei o projeto. Sei o quanto foi pensado e analisado.

    Torço muito pelo seu sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Parabens Fernanda,
    Muito interessante e importante o projeto.
    Que ele consiga mobilizar o poder público quanto a importância de melhorias na sua região.
    Qualidade de vida é um direito de todos e devemos lutar por ela, continue fazendo sempre o seu melhor...
    Acredito no seu trabalho!
    Um bjao.

    ResponderExcluir
  19. Fernanda, minha Tia Célia parece que conhece seu paí, que é músico. Ela trabalha na Rio Urbe, e tem um projeto para o espaço da praça do canhão somente que não sai do papel, por vontade política e o exercito não ajudar muito.

    Estou me inteirando com pessoas da federação de beisebol que vem disputando seus campeonatos na vila militar, eles adoraram a ideia de um estádio de beisebol no quartel demolido. Tbm, sei que há pessoas do Rugby treinando na praça do canhão, creio que poderiamos fazer um complexo de estádios municipais, somando com uma arena de rugby, bem no campo de marte...já fizemos as montagens e dá certinho... o paisagismo vem junto com vc e minha tia. Tenho um tio que estaria disposto a fazer a arena de Rugby. Só me falta um arquiteto que tope o estadio de beisebol.

    Amigos Rugby é o 2º esporte mais visto no mundo, imagina a final das olímpiadas ser em realengo, o Eduardo Paes quer que seja em São Januario(mas é local privado, não rola, vide exemplo do morumbi)... mas com que infraestrutura de trasporte melhor que a nossa que temos trem?

    O Beisebol não é olímpico, porém o formato do estadio, por ser diferente, propicia a shows e outros eventos num modo mais prazeroso.

    Que acha Fernanda de entrar nesse projeto? E aproveitamos tiramos aquele lixão visual que é o projeto do viaduto de realengo, para algo mais bonito. E que facilite ao complexo de estádio.

    Amigos de Realengo já conversei com vereador Reimont, podemos colocar Realengo nas olímpiadas e no Mundo! quanto ao exercito, tenho uma carta na manga...mas precisamos do apoio macivo de todos vcs!

    Diego Silva Lemelle

    (21)8858-0833 ou (21)7617-1909

    diego.lem@gmail.com
    twitter: @diegolem
    skype: diego.lemelle

    ResponderExcluir
  20. oi Diego,
    a idéia é muito interessante. infelizmente dependemos bem mais de iniciativas políticas que desejava... mas se temos incentivo público, privado e interesse de proficionais do meio, acho que já é um início. a opção do desenvolvimento esportivo é estimulante nesta época de pré jogos olimpícos no rio.
    vamos nos falar por email e conversar melhor sobre isto.
    um abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  21. Oi Fernanda sou o cara do projeto dos estádios, pode me adicionar no orkut, recebi alguns telefones não sei se foi você, pode me adicionar no facebook, lá converso com ver. Reimont, Ver. Rubsn Andrade e Dep. Est. Robson Leite

    participe da comunidade no orkut do projeto
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112335258

    ResponderExcluir