Esta é uma das diversas bicas comunitárias que existiam no Rio de Janeiro.
Na realidade sobraram bem poucas como esta que fica bem na esquina da Rua Limites com Av. de Santa Cruz.
É importante lembrar que bem antes da contrução da Via Dutra, a Avenida de Santa Cruz (também chamada Avenida Santa Cruz) era a Estrada Rio-São Paulo. Nela circularam todos os que iam ou vinham de ou para São Paulo ou outras cidades do trajeto. Nossa ilustre Família Real por lá circulou todas as vezes que foi para Petrópolis, por um caminho que passava também pelo viaduto dos Cabritos, Seropédica, começava a subir a serra depois de onde é hoje a Universidade Rural. Estas bicas serviam para além de prover a água para o consumo da população, que não era encanada, também para abastecer aos cavalos e mulas que percorriam estes trajetos intermunicipais e interestaduais (nem os mais abastados tinham esta facilidade, sendo delegada aos serviçais e mais antigamente aos escravos a tarefa de buscar diariamente o suprimento do líquido vital).
esta realmente é uma raridade e não sei se está tombada pelo patrimônio hstórico. Seria bom verificarmos e sugerirmos sua inclusão, caso não esteja, antes que algum candidato inteligente resolva fazer uma pracinha de um banco e retire aquela pedra que esta atrapalhando seus planos
Esta é uma das diversas bicas comunitárias que existiam no Rio de Janeiro.
ResponderExcluirNa realidade sobraram bem poucas como esta que fica bem na esquina da Rua Limites com Av. de Santa Cruz.
É importante lembrar que bem antes da contrução da Via Dutra, a Avenida de Santa Cruz (também chamada Avenida Santa Cruz) era a Estrada Rio-São Paulo. Nela circularam todos os que iam ou vinham de ou para São Paulo ou outras cidades do trajeto. Nossa ilustre Família Real por lá circulou todas as vezes que foi para Petrópolis, por um caminho que passava também pelo viaduto dos Cabritos, Seropédica, começava a subir a serra depois de onde é hoje a Universidade Rural.
Estas bicas serviam para além de prover a água para o consumo da população, que não era encanada, também para abastecer aos cavalos e mulas que percorriam estes trajetos intermunicipais e interestaduais (nem os mais abastados tinham esta facilidade, sendo delegada aos serviçais e mais antigamente aos escravos a tarefa de buscar diariamente o suprimento do líquido vital).
esta realmente é uma raridade e não sei se está tombada pelo patrimônio hstórico. Seria bom verificarmos e sugerirmos sua inclusão, caso não esteja, antes que algum candidato inteligente resolva fazer uma pracinha de um banco e retire aquela pedra que esta atrapalhando seus planos
Exatamene companheiro! E a sua ideia é realmente muito interessante, deveria ter ali, uma placa contando um pouco desta história.
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