domingo, 8 de novembro de 2009

De Realengo a Jacarepaguá por túnel ou estrada?

Para esta postagem temos de voltar ao tempo um pouquinho!

       No passado parece que os nossos governantes pensavam e sonhavam com consciência, pois estas linhas coloridas que temos hoje em pleno funcionamento no Rio de Janeiro, ex: Linha Vermelha, Amarela e outros anéis viários, não são planos recentes elas e diversas obras vultosas tiveram seu planejamento embrionário lá no inicio do século passado, pelos anos 1930, 40 e 50. E a nossa região esteve incluída em um destes planos mirabolantes que era o de ligar Realengo a Jacarepaguá. (ouve-se dizer que ainda poderá acontecer, mas não como o plano original.)

       O sonho original seria um túnel ou uma estrada, estrada essa que já existe, mas “interrompida ou não concluída”.     Ela se chama Estrada dos Teixeiras fica no Jardim Novo, (ao final da Manuel Nogueira de Sá) e do lado de Jacarepaguá perto do Boiúna tem o complemento dela (vejam os mapas), e que evitaria que tivéssemos que ir até o Catonho e fugiríamos deste transito louco na Intendente Magalhães e dos constantes engarrafamentos na Bernardo de Vasconcelos (falaremos nisso depois). É claro que nessa época foi construído a adutora do Guandu que abastece a Zona sul, e atravessa todo o maciço da Pedra Branca, e terá de ser feito por cima mesmo que seja um túnel, se for uma estrada será mais fácil ainda.
Nota: esta foi uma sugestão enviada por email por um leitor! Mas diversos moradores já falaram disso comigo. [ - Aproveitando a questão das olimpíadas, um assunto que pode ser revisto seria a situação da construção da via (que já aparece como pronta no mapa da cidade, ex: google maps ou tele listas) ou túnel que liga Realengo a Jacarepaguá como na imagem em anexo.]
abraços,
Fabio Rodrigues

5 comentários:

  1. andei nela 45 minutos de travessia. Tem muitos sitios e haras enorme. Se não chover um carro comum atravessa.Tem uma parte de subida que em dia de chuva para carros comuns fica dificil

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo fala de túnel, etc. Mas eu acho que seria viável criar uma estrada aproveitando a própria estrada dos Teixeiras e ter o cuidado para não "favelizar" a região, pois já estão retirando os moradores das encostas mas quando urbanizar o local, volta tudo denovo.... fazendo isso, as próprias empresas de ônibus aproveitarão para explorar o trajeto. Tudo isso, é só ter vontade política....e se pensar bem,ainda tem cunho turístico o local...se a prefeitura do Rio visse isso...

    ResponderExcluir
  3. Essa estrada é facilmente resolvida com uma pavimentação e um planejamento urbano nada complexo comparado aos desafios ja enfrentados anteriormente pela prefeirtura do Rio. S´po falta mesmo a competencia dos vereadores, deputados e prefeitos da cidade. Com essa estrada em pleno funcionamento, o Catonho e a Intendente Magalhães teriam uma importante rota alternativa, acabando com os terriveis engarrafamentos na região. Agora até no sabado a noite o catonho engarrafa, por causa da casa de show que tem lá... O QUE O CIDADÃO PODE FAZER PRA QUE SEJA CONSTRUIDA ESSA ESTRADA?

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos mas o que está acontecento de concreto é a construção da Transolimpíca. Claro que entendo que fazer uma ligação entre a Av. Brasil e Barra da Tijuca é importante, mas ignorar uma via alternativa como a Estrada dos Teixeiras, é considerar a população totalmente ignorante. Todos os percalços relatados nos comentários acima certamente seriam superadas com estudos técnicos para fazer alguns desvios. E o pior A Transolímpica terá cobrança de pedágio...

    ResponderExcluir
  5. Sem túnel e tão pratico só fazer a estrada.

    ResponderExcluir