terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rio Catarino por leitor/colaborador

Leiam este artigo enviado pelo Leitor-colaborador, Luiz Carlos Chaves, ao qual parabenizamos e agradecemos a participação, e recomendamos a todos uma visita no blog http://sos-rio-catarino.blogspot.com/ , que trata deste assunto. ass: Pró-Realengo

email do leitor:
   Gostaria de convocar a população de Realengo a dar sugestões de como minimizar o problema que a Prefeitura do Rio de Janeiro deixou como herança para o bairro de Realengo, depois das obras do Rio Cidade em 2001, na gestão César Maia.

Digo isso devido a uma tragédia que está aunciada por acontecer se algo não for feito que evite o transbordamento de forma catastrófica, se uma chuva durar mais de uma hora, de forma a inundar toda uma área composta por uma população de mais de 20 mil pessoas.

O Rio catarino, que já estava saturado, com um volume de águas muito acima de sua capacidade, teve o seu volume de águas aumentado com as obras do Rio Cidade da Prefeitura, que canalizou as águas pluviais, despejando as águas em frente a Universidade Castelo Branco, quando o correto seria ter levado essa canalização para o Rio Piraquara, que é mais largo e mais profundo. Como não se fez um estudo de impacto deste adicinal de águas despejadas neste Rio Catarino, hoje a população próximo a Univesidade Castelo Branco, ápos a ligação feita, especificamente na Av Bernardo de Vasconcelos, onde se situa a Comlurb e a Trigéssima Terceira delegacia de policia, Colégio Gil Vicente, e tudo que está proximo a este endereço, e principalmente do outro lado da linha do trem, na Favela do Vintém que começa em Realengo e termina em Padre Miguel, e toda a comunidade circunvizinha, como a rua Belizário de Souza, Rua Barão do Triunfo, Rua Mesquita, Rua Marechal Falcão da Frota, Rua Marechal Agricola, Rua Marechal Antonio Faustino, Rua Joaquim Inácio, Rua Anacá, Estrada da Água Branca, Rua Petrópolis, Rua Curitiba, Rua Recife e Rua Belém, que sofrem com os constantes alagamentos devido a não possuirem escoamento de águas pluviais. Essa é a área afetada pelo transbordamento do Rio Catarino.


O que se pede:

1 ) Correção para o desvio das águas pluvias, que foram feitas para serem despejados no Rio Catarino e deveriam ter sido desviadas para o Rio Piraquara; ou....

2) Implementação de águas pluviais para toda a vizinhança do entorno da Favela do Vintém, que sofre com os alagamentos; ou......

3) Desvio de uma parte do Rio Catarino para o Rio Piraquara, em linha reta, pela rua Oliveira Braga, que fica atrás da Universidade Castelo Branco. Isso acabaria com as constantes inundações que afligem toda uma imensa população que sofre com os alagamentos.


Local feito pela prefeitura no Rio cidade, para escoamento de águas pluviais, que afeta toda uma área de inundações, pela falta de um estudo de impacto que isso causaria.

Desvio parcial sugerido em linha reta, pela Rua Oliveira Braga* direto até o Rio Piraquara, que é mais largo e mais profundo, podendo receber parte desta água.
por: Luiz Chaves
nota: *  Rua Oliveira Braga, atualmente, Rua Prof. Carlos Wenceslau.

5 comentários:

  1. Magnífico. Existe algum órgão municipal para aonde reporta isto? Nem preciso perguntar. Poderia mostrar para televisão, talvez funcionasse. Não tenho sugestão a dar sobre o problema pois pareceu-me muito técnico e eu não sabia desse histórico , talvez a unica seja, certificarmos do que fazemos para agravar o problema pra que não sejamos cínicos quando julgados.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita!
    A análise do colega procede, quando foi feito o rio cidade a prefeitura não completou o projeto alegando que o orçamento não contemplava o valor necessário para se levar toda tubulação até o rio piraquara, inclusive cobrou de um vereador local, argumentando que o mesmo não havia colocado em sua emenda os valores que teria direito, se não me engano o rio cidade havia sido orçado em 4 milhões e o valor necessário era de 9 milhões. Essa reunião foi feita com o Vereador Eider Dantas, na época secretário de obras e foi o próprio que argumentou sobre a questão.
    Na verdade segundo alguns estudos, o rio catarino é muito estreito e raso e por isso o ideal seria levar até o rio piraquara que é largo, concretado e fundo, portanto, mais viável para receber o aumento do volume de água, decorrente do aumento de residências e empresas instaladas nos ultimos anos em realengo.
    Espero que nossa população se mobilize e se organize para montarmos uma nova comissão que cobre da prefeitura as ações necessárias.
    Conte comigo!

    Arnô da Academia

    ResponderExcluir
  3. Acompanho também o trabalho do MOVIMENTO SOS RIO CATARINO e também fico ou melhor ficamos com uma sençação de que não há poder público, há somente conversa fiada para resover sérios problemas, no caso do RIO CATARINO. Moro na Rua Bernardo de Vasconcelos e assim como milhares de utros moradores próximos e adjacentes, estamos no limite da espera para esse problema crónico. Informo que presenciei e fotografei alguns agrimessores trabalhando no RIO CATARINO agora nessa semana (fevereiro/2010) e parece que haverá um trabalho de desassoreamento( limpeza do rio em toda a sua estenção, limpeza mesmo e não uma encenação. Estamos acompanhando todos os passos desse trabalho que poderá melhorar um pouco os problemas das enchentes no bairro, mas estamos cobrando, na verdade é a CANALIZAÇÂO do RIO CATARINO.

    ResponderExcluir
  4. A máquina que iniciou a limpeza do RIO CATARINO, já não está mais lá(no rio). A limpeza não foi feita! Espero que não seja outra vez encenação, como das outras vezes,quando só é limpo as "pontas" do rio que aparecem nas esquinas das ruas e depois se publica, sinicamente, que o RIO CATARINO foi todo limpo.Será que vai se repetir o teatrinho de novo? Não é possssivellll!!!!!!. As eleicões estão ai, vamos continuar a dar nossos votos pra eles???? Pensem bem!

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com essa movimentação, essa retirada de lixo do seu leito, limpeza, ainda assim é paliativo, e não resolve o problema. Somente com o "Desvio Parcial" (Menos de um Kilomêtro), pela Rua Prof Carlos Venceslau direto até o Rio Piraquara, é que teremos a solução completa do problema. Hoje dia 6 de março com muita chuva, e toda a população do outro lado da linha do trem, teve suas ruas inundadas com o excesso de água deste rio, que trouxe muito transtorno a população, que teve suas casas invadidas por água, e suas ruas ficaram completamente sujas com a lama que circulou por toda a vizinhança deste rio, até próximo a Av. Brasil. Ruas como Marechal Barbedo, Marechal Bibiano Costalat, Marechal Agrícola, Marechal Joaquim Inácio, Anacá, Barão do Triunfo, Marechal Antonio Faustino, Falcão da Frota e muitas outras, ficaram sujas, e faltou pouco para terem suas casas invadidas pela água e lama deste rio. É hora de gritar e dar um basta neste descaso para com a população. Limpeza só não resolve. Soluções devem ser apresentadas para acabar com o sofrimento de muitos, que já não agüentam mais o erro cometido pela Prefeitura em 2001, em jogar as águas pluviais neste rio que já era saturado

    ResponderExcluir