Secretaria de Transportes define critérios para identidade visual de ônibus de quatro consórcios
18/10/2010

Não serão admitidos outros tipos de inscrição nos veículos autorizados, fixa a resolução, com detalhes e desenhos para orientação dos quatro consórcios. Em outra resolução, a Secretaria também estabelece critérios para identidade visual de outros veículos que compõem o Sistema de Transporte Público do Município do Rio.
Link da prefeitura: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1219367
___________________________________
ao Pro Realengo,

http://www.petitiononline.com/alexfig2/petition.html (abaixo assinado)
http://www.fatosgerais.blogspot.com/ (blog do Leonardo)
Obrigado,
Leonardo Ivo
Bom meus caros leitores e colaboradores, recebemos este pedido do Leonardo, e logo vimos uma posibilidade de colher diversas opniões e postar tudo junto, criando um debate democrático neste espaço. Enviamos por email e recebemos algumas respostas.
![]() |
fotos: Ana Rosa (profª. NSª do Carmo) |
Eu não vejo desta forma, em qualquer lugar do brasil civilizado, onde o prefeito é consio das suas responsabilidades, e que trabalhe na perspctiva da munutenção da qualidade de vida da população, os ônibus são padronizados. Precisamos deixar um pouco de lado (mas sempre alerta) esta questão do uso politico dos equipamento oferecidos ao povo,isso é inevitável.o importante é fiscalizar o padrão de transporte que é oferecido,penso até que existem questões anteriores a esta que são tão importante quanto a padronização dos ônibus,principalmente os buracos espalhados por toda a cidade, e a carroceria dos ônibus que me parece ser de caminhâo.quem sofre com isso é a população que é transportada como gado.
ass: JOSÉ CARLOSLOS RAYMUNDO
_____________________________________
Bem amigos enxerguei o problema lá atras quando do plano diretor da cidade. Deveria o plano diretor planejar como e de que forma a cidade iria crescer nos próximos 10 anos...Só que a camara municipal leva mais de 10 anos para concluir um plano diretor e aí não funciona mesmo. Acho que a hora de fazer um movimento passou quando da eleboração da LICITAÇÃO que contempla o assunto. Agora já foi licitado e valerá para os proximos 20 anos no mínimo. Feito as pressas a licitação é hororrosa e não muda muito o que temos hoje.
![]() |
fotos: Ana Rosa (profª. NSª do Carmo) |
Mas sobre a padronização: Não serão mais a empresa que prestará o serviço e sim o consorcio, Tem consorcio com 4 empresas e consorcios com 15 empresas, porém que devemos fiscalizar é o consorcio e não mais a empresa. as cores seguem a padronização dos consorcios e somente pela cor já saberemos a que consorcio reclamar.
O que não sabemos é se a fiscalização irá funcionar nesse novo modelo, pois o antigo não funcionava. é por aí que devemos atuar.
A boa noticia é que a Padre Miguel (FEITAL) não integra por enquanto nenhum consorcio vencedor..
abraços, Marcelo Queiroz.
Caso se concretize essa padronização, será um retrocesso em uma cidade que deveria primar pela visibilidade, isso parece socialismo, radicalismo, autoritarismo, coisa singular ou melhor... o povo é que se f.....
Almir Miranda
Dica de outro espaço virtual que recalma deste assunto e se não concorda com esta padronização: Tem até um movimento contra isso.
http://antipadronizacaobus.blogspot.com/
Dica de outro espaço virtual que recalma deste assunto e se não concorda com esta padronização: Tem até um movimento contra isso.
http://antipadronizacaobus.blogspot.com/
Esse ônibus passa em frente a minha casa. Hoje de manhã tentei fotografar o teto, mas não deu (ele não pára no sinal)... Fotografar o teto pra quê? Ora, o S27b e o 786 são as primeiras linhas do Consórcio Santa Cruz porque a Ocidental foi excluída da licitação pelo péssimo serviço prestado, já tendo perdido no ano passado metade das linhas. É o fim da Ocidental? Não, por isso tentei fotografar o teto, lá em cima dá para ver o antigo número de ordem. Os carros "novos" são na verdade carros velhos de uma empresa extinta por falhas graves de manutenção. Eu continuo me recusando a embarcar nessas 2 linhas (e na 689), mas como é um consórcio nada impede que essas carroças sejam transferidas para uma 744 da vida, sem que possamos mais identificar sua origem e negar nossa passagem à empresa.
ResponderExcluirAo contrário de opiniões que ando lendo por aí, não acho que o colorido dos ônibus cariocas era bagunça, carnaval ou bandalha. Acho que era um traço cultural nosso que não prejudicava, só ajudava na identificação e qe tinha a ver com a alegria e irreverência carioca. Adorei quando o Bangu virou abobrão. Agora são todos Duduzão.
"vortei", pois como disse no twitter, descobri que a Bangu não está no Consórcio Santa Cruz e sim no Internorte!
ResponderExcluirBom essa padronização esta ainda no começo, e vai favorecer muita gente, e essa pintura da foto não é a da padronização, seria viavel criar a materia para falar do assunto com a foto da pintura oficial. Essa pintura da foto e provisoria ja que algumas empresas passam por mudanças para uma grande melhoria. Enfim a Ocidental não foi extinta por pessimo serviço, ela foi vendida a um novo empresario que resolveu juntar a Sofia, Ocidental e em breve algumas linhas da Oeste que pertence a ele, sendo assim pra que 3 empresas ? podendo tem uma so e melhor atender ao publico. Vamos dar tempo, pois 90 % da frota da ocidental esta parada na garagem os que rodam foram comprados esse ano de 2010 com 3 ou 4 anos de uso, e usado ? é, mas já é um passo para melhorar, não facil comprar carros novos agfora com essas mudanças. Sobre os problemas que podem acontecer enfiom isso ja rola no Brasil todo, pois mais da metade das cidades do Brasil tem suas frotas padronizadas, poderiamos pegar os pontos positivos de la e aplicar aqui. enfim vamos torcer que de certo.
ResponderExcluirabraços
Alexandre Britto
www.transportedorio.tk