Debate do projeto Urbanístico e Paisagístico.

AQUI IREMOS ORGANIZAR UM MURAL DE IDÉIAS SOBRE O PROJETO, E TODOS PODERÃO EXPOR SUA VISÃO, OPNIÃO E TIRAR DUVIDAS OU SEJA DEMOCRACIA TOTAL.
Mas recomendamos que leiam a postagem que gerou tudo isso, para uma melhor compreensão:

envie também sua opnião para pro.realengo@gmail.com  ou faça seu comentario diretamente na postagem.
 
 Por Tania: Dou parabéns a FERNANDA, não só pelo trabalho,+ pelo esforço de tentar melhorar aquilo que é dever de todos nós.Concordo coma LEILA, é uma pena q as autoridades não estão ligando já q ao passarem a receber o salário q nós pagamos, eles se mandam para zona SUL e esquecem de onde vieram a maior parte dos votos... Também concordo com o LEONARDO, precisamos de + empregos já q eu sou uma que não consigo a 2 anos (apesar q sei q tenho 2 motivos a idade avançada e não ter FACULDADE) e além disso poderia nestes locais obrigação de estacionamentos gratuitos ou de baixo valor, já que os motoristas não respeitam nossas calçadas alegando falta de onde estacionar e fazendo com isso as calçadas quebradas e impossibilitando dos pedestres não terem q andar nas ruas correndo os risco que já correm.
 Gostaria de dizer que fui licenciadora do IBGE e soube que na realidade REALENGO não tem esgoto tratado, ele é todo jogado nos RIOS, o local q fiz o levantamento joga todo no rio que passa por dentro das escolas GISSONI e CASTELO BRANCO e outros o que eu já fico apavorada quando chove muito e a sujeira retorna nos nossos ralos, como foi a sua ideia sobre isso?? Pois ter + construções de moradias ou de shopping's só aumentaria + esse meu desespero se não for feito um excelente trabalho.



Detalhe do Setor E - Concha Acustica
Por Tania: FERNANDA, não sei escrever bem + espero que tenha me entendido e os amigos leitores também. Levei dias pensando se escrevia ou não e agora tento colocar minhas ideias. Não consigo entender o projeto vendo fotos assim + acho que no SETOR E parece q vc já colocou um espaço com palco acústico se não for que tal ter??? Uma arquibancada com palco de forma acústica = a de NY q dá chance tanto aos artistas locais a se apresentarem seus talentos como o povo a ter gratuitamente um momento de lazer e realizações?? Bem, espero ter ajudado. Abraços a todos, pois não tenho pc para ficar acompanhando direito tudo + adorei receber o e-mail e vê os trabalhos de todos vocês por um REALENGO MELHOR>
Por -Pró Realengo: Sim Srª. Tania no projeto consta uma concha acústica, que proporcionaria momentos de lazer em praça pública, tanto de artistas consagrados, quanto de expoentes da região além de diversas opções de manifestação cultural, poderaiam ser alí realizadas.   

Por Leonardo Ivo: Fernanda, Shoppings, cinemas, teatros também são investimentos privados e também fazem uma ocupação constante do local. Até mais que a residencial, um exemplo disso é o Shopping Bangu. Sou contra o residencial, pois além do que já citei na questão viária ele também bloqueia investimentos privados na área do lazer, por exemplo. Vide Flamengo, Copacabana e Botafogo onde as associações de moradores vivem em guerra com a prefeitura e com empresas de shows. Fora que pode ocorrer de tais áreas ficarem fechadas, pois os moradores poderão fechar estas áreas o que poderá trazer mais transtornos, sendo que esta área com investimento privado aberto como são os comerciais além de gerarem empregos em dobro, eles viram aŕeas semi-abertas, o que não é o caso das comerciais. e Ainda tem mais, Realengo já é um bairro densamente povoado e esta área alvo do projeto não foge a regra, vide o se entorno. A outra questão é que o morador de Realengo precisa de emprego próximo de suas residencias, coisa Veja mais... que ele não tem. Com os tais empreendimentos comerciais sugeridos isso resolveria em parte o problema e este não precisaria procurar emprego em outras partes da cidade, fazendo com que os empregos não se concentrem tanto no Centro, Zona Sul, Barra, Campo Grande ou Bangu. A outra questão é que as vias de Realengo, com exceção da Avenida Santa Cruz são estreitas e já não dão vazão ao transito atual que só aumenta a cada dia. Uma pergunta, você já passou ali na Bernado de Vasconcelos com a Almirante Soares Andréa as 18:30 da noite? Um dos maiores problemas da Zona Oeste ainda hoje é no que se refere a emprego e lazer, sendo que lazer é ainda pior. Não temos teatros, livrarias, bibliotecas em quantidades suficientes para atender a população. O seu projeto é ótimo, mas como disse o Almir, tem que ser bastante discutido para que quando o mesmo for implantado de verdade, nem o governo e principalmente os moradores não se arrependam depois, pois depois de implantando dificilmente se poderá voltar atrás. O maior exemplo disso são os bairros que citei no começo do texto, por conta deste problema e de diversos outros. O projeto que você expôs agrada mais as construtoras, os órgãos privados que mais destroem e degradam qualquer cidade de qualquer lugar do mundo. Repense este projeto no que se refere ao uso do solo nas áreas que citou. E outra coisa, sobre o uso destes terrenos para universidades, ele também gera mais emrpegos para os moradores da região e melhora a questão de logistica dos estudantes. Pense no seu caso. Eu sou estudante universitário e se a Uezo fosse em Realengo isso me beneficiaria em termos de locomoção. Pense nisso!
Por-Pró Realengo lembra que a Av. Santa Cruz é larga mas não é utilizada mão dupla, e que os comerciantes sentem até hoje esta mudança, pois tinham mais movimento antes. Os prédios da IURD (onde era a Casas da Banha) , Santander, CEF, a Igreja Metodista, etc...já foram construídos para que fosse ampliado esta avenida histórica, mas os proprietários que perderiam parte de seus imoveis e terrenos entraram na justiça nos anos 60 e embargaram o projeto.. hoje o atraso do bairro é visivél. Temos de reconhecer que a localização do quartel junto a linha do trem tem uma parcela de culpa, pois se olharmos os bairros que mais prosperaram veremos que eles tem a estação de trem bem no meio do bairro, Campo Grande, Bangu, Madureira, Meier.....pois une facilmente os dois lados do bairro, vejam que no lado norte de Realengo, não tem um banco sequer? mas a Av. Santa Cruz poderia ter pelo menos os onibus fazendo mão dupla, numa faixa exclusiva.  No passdo a Fabrica de Cartuchos era um grande empregador no bairro, concordamos que shopings ou predioscomerciais seriam uma sugestão bem interessante para a mesma área. 

Por Almir: Acredito que sempre será de grande importancia a preocupação, dos moradores de Realengo, para a implementação de melhorias para o bairro, pois somente nós moradores é que sabemos o que precisamos para o bairro, não adianta projetos feitos por pessoas que nem sequer irao passar pelo bairro. A iniciativa é bem vinda e deve ser discutida com os moradores que representam de fato o bairro, e ser aberta á todos até uma conclusão final. Muito boa essa iniciativa!!
Por-Pró Realengo atendeu ao seu pedido e abriu espaço para discussão. E concorda...tem de consultar antes os moradores, que são sabem o  que precisam.


Por Fernanda Mihessen : Boa noite!! Fico muito feliz com a repercussão do projeto. Agradeço aos elogios e também às críticas. Para um morador de Realengo, que tem carinho pelo bairro e vontade de fazer mudar nossa realidade, esses comentários são muito bem vindos. Sendo breve, justifico os usos da área de projeto: Leonardo Ivo, A utilização da área residencial, no meu ponto de vista, é importante para a ocupação constante do local e principalmente para que haja investimento privado no bairro. Necessário para desenvolver a construção e dos diversos equipamentos urbanos: escola, creche, praças, também propostos. Em relação ao impacto viário causado pelos novos moradores, estes seriam solucionados com a utilização de vias secundárias já existentes e inutilizadas pelos automóveis. A taxa de ocupação para o local não é grande, os edifícios teriam no máximo quatro pavimentos.. Além disso, o projeto como um todo, visa valorizar os demais meios de transporte: em toda a extensão há ciclovias, além dos pontos Veja mais... intermodais, que ligam os ônibus ao trem. Meirelles, quanto à Fábrica de Cartuchos, as edificações seriam todas preservadas, bem como toda a vegetação cabível, permitindo a utilização destas construções, que teriam uso cultural e comercial, suprindo de alguma forma nossas necessidades. Enfim, fico à disposição de outros esclarecimentos. Obrigada. Um abraço, Fernanda


Por J.CUNHA:  Idéias excelentes como está se perdem com o tempo. Porém isto pode mudar. A População de Realengo precisa disso, melhor ainda, de alguém da região. Respondendo a amiga Leila, que postou em 30/01. "Fazer o que?" Tentemos mostrar a quem de direito que há a necessidade de urbanização. E que Realengo é um bairro esquecido, como vários, mas é possível o cidadão solicitar melhorias, existem mecanismos para isso. Quanto à amiga Fernanda, Parabéns pelo trabalho e torço para que caso haja investimentos urbanísticos na região, seu trabalho saia do papel para melhorar nossa região. abraço a todos e mais uma vez Parabéns Fernanda!!!

Por Anônimo: Fernanda, valeu, gostei muito de seu projeto, tomara que saia do papel, vou torcer. E muito obrigada, a sua foto no viaduto de Realengo me fez matar saudades, pois estou lomge à quase quarenta anos, e muitas vezes passei por esso viaduto, muito obrigada, e vá em frente, estarei torcendo ok.


Por Leonardo Ivo : E continunando este assunto, eu proponho instalações comerciais no lugar das residenciais, pois Realengo ha muitos anos é um bairro dormitório em relação a bairros como Bangu, Campo Grande e Madureira. Neste mesmo espaço, sobretudo aonde é o campo de Marte poderia se colocar um estadio poliesportivo e além disso, Realengo precisa no espaço da antiga escola de equitação de estruturas culturais como cinemas e teatros. Realengo não tem cinema ha mais de vinte anos! Esta área deveria ser comercial ou abrigar uma universidade publica como a UFRJ, UERJ ou UEZO. Fiquei muito triste na época quando o Exercito demoliu as instalações da escola de equitação, pois nelas davam para construir um ginasio de basquete principalmente um cine-teatro no galpão demolido. Com a contrução de de condominios o transito vai ficar insuportavel e para sair do bairro vai ficar impossivel. Estruturas residenciais deveriam serem construidas em sub-bairros como Barata e Jardim Novo, pois la se tem vocação para isso. Veja mais... Realengo é atualmente um bairro de passage Pensem nisso!

Cine Theatro Realengo

Por-Pró Realengo concorda (infelizmente) mas vamos tentar entender o porque deste esvaziamento no bairro. Primeiramente com relação aos bairros da periferia progredirem comercialmente e o nosso ficar parado no tempo é que houve gradativamente uma estratégia de tirar a população do centro comercial, ou seja onibus que traziam os moradores para o centro foram extintos ou tiveram o trajeto modificado, e surgiram linhas (extrategicamente planejadas) que levam nosso moradores para outros locais sem passar pelo comercio de Realengo, indo direto para os bairros dos póliticos que muitos pensam serem daqui, mas não são...só aparecem quando tem interesse. Temos sim um Cinema, se a prefeitura quiser incentivar, pode muito bem negociar com a Igreja que atualmente ocupa o local e fazer um ótimo uso dele. Pois ele tem palco onde pode ocorrer apresentações teatrias, shows musicais e cinema, ou seja espaço de cultural multiuso, imaginem aos domingos orquestra sinfonica a preços populares, um local onde as academias da região possam se apresentar, musicos locais possam mostrar seu talento, peças teatrais em fim de temporada, poderiam se apresentar mesmo sem cenario (quando se tem boa vontade tudo pode ser feito), ou os primeiros ensaios chamados de leitura de texto ainda sem cenario ou vestuário, já seria um atrativo. E este espaço revitalizaria o movimento nos bares a noite.


Carioca: Muito interessante. Realmente o nosso bairro precisa de uma revitalização. Tudo anda muito degradado e envelhecido. Mas sinto falta mesmo é de uma jornal, revista ou site que fale exclusivamente das coisas do nosso bairro, do nosso cotidiano, que nos digam respeito. Se eu tivesse dinheiro montaria um jornal ou site bem na Avenida Santa Cruz.
Por- Pró Realengo tenta ser este site... já o jornal sabemos que em breve vai surgir um, mas precisará de patrocinadores para manter ele em circulação, cabe aos empresários terem esta visão de aumentar e manter seus clientes no bairro.
Marcelo Meirelles: Parabéns Fernanda pelo ótimo projeto proposto, mas eu gostaria der ver na antiga fábrica de cartucho, um parque ecológico, pois lá a uma vasta vegetação, se olhado do auto do morro do Barata é percebido que naquela parte a um número bem grande de arvores, e derrubar aquelas arvores seria um crime, até no Google mapas você consegue perceber essa realidade. Marcelo M Martins.
-Pro Realengo responde que isso é de extrema importancia numa região de enorme calor como a nossa, mas pode-se unir o progresso, replantando o dobro do que for derrubado..vejam estes videos no link que enviaram..o seja já esta ocorrendo na surdina...

1 http://www.youtube.com/watch?v=Xxn5FscXccQ

Por Leonardo Ivo: Só tem um lado negativo ai. Ela quer promover a construção de condominios residenciais nesta regiao. Ela se esquece que ai tem um fortissimo transito que com estes condominio vão tornar a circulação em Realengo insuportavel. O que se poderia ocupar nos terrenos em que ela propôs condominios seria uma universidade publica ou um shopping, que mesmo tendo carros traz o beneficio do emprego e do estudo que compensa o impacto no transito. Tirando isso, o projeto é otimo.
Por -Pro Realengo responde, que não é ela que quer incentivar o aumento da população. Afirmo que fontes confiaveis já nos relatarma, que a area 3 (ao lado do IFERJ ) já esta vendido para a POUPEX que irá construir residencias lá...por isso colocamos o link das leis e determinações para a area, que deveriam somente ter o destino cultural...

Leila: Parabéns Fernanda. Seu projeto é excelente. Infelizmente, quem deveria se interessar pelo desenvolvimento do nosso bairro, não se importa...Enfim, fazer o quê? 
Por - Pró Realengo responde que já surgiu interesse pelo projeto da jovem, recebemos um email de político importante do estado que pediu para entrar em contato com ela. reservamos o direito de não divulgar enquanto não houver nada concreto. 




Nenhum comentário: