quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Casa de ferreiro, espeto de pau.

Quem Limpa a Companhia de Limpeza?

Ecoponto ao lado da Azul e Branco, perto do campo do São Luiz
- Jardim Novo

Dica de Aline Rodrigues por Twitter (nossa leitora, seguidora e incentivadora e agora também, colaboradora.)

Minha avó já me dizia:
"Casa de ferreiro, espeto de pau"

Aline escreveu:
Algumas unidades da Comlurb recebem lixo reciclável da população nos chamados postos de entrega voluntária de material, ou Ecopontos. À beira da Avenida Brasil é possível ver alguns, destinados à entrega de móveis e colchões velhos, pneus, garrafas, papel (entulho não). A idéia é fazer com que o cidadão que passe rotineiramente em frente a esses postos de coleta leve a sacolinha de lixo reciclável e entregue ali.


Uma questão: por que não em todas as unidades da Comlurb? Quando me mudei e fui conhecer o posto mais próximo de minha nova casa, me mandaram voltar da porta com 4 sacos cheios de latas e papéis.

Como eu continuo passando em frente ao posto do bairro onde morava, continuo levando meu lixinho, mas ultimamente o "cantinho da entrega" anda abandonado. No início do mês enconrei as lixeiras cheias de folhas úmidas, e copos plásticos com água acumulada. entrei em contato com a Prefeitura, que me informou que tomaria providências. Deixei passar eleição, feriadão e hoje, ao retornar, encontrei as mesmas folhas e os mesmos copos cheios água nas lixeiras.



O Pró-Realengo transcreveu parte do texto. Veja na integra neste link:


 http://www.cidadedemocratica.com.br/topico/2121-ecopontos-abandonados

4 comentários:

  1. oie, boa noite!!!!muito legal seu blog. Realengo não tem como não lembrar com a musica do Gil, parabéns!!!já estou seguindo. seiga-me tbm. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. A Conlurb necessita de fiscais para dar uma olhada na má educação do povo que insiste em colocar o lixo de casa, "na rua", teimando em não esperar pela passagem do lixeiro na porta de sua casa, isso acontece com os moradores da Rua Anaca que colocam seus lixos na calçada da praça dos Cadetes, e que por vezes ficam ali na sexta depois que o lixiero passa até a segunda, quando será recolhido. Ou os moradores das Ruas A e B, proximo ao coletivo, que colocam seus lixos no meio da rua no dia anterior a coleta. Isso "É uma Vergonha". Eita povo mal educado. Será que não se pode esperar pelo lixeiro as segundas, quartas e sextas, com o lixo na sua porta ??? Depois reclama de ratos, mau cheiro, doenças etc... que são trasnmitidos por lixo dos ignorantes......

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela divulgação! Percebo que esse blog está recebendo mais comentários, aos poucos a glera percebe que a gente tem que reclamar juntos!

    Informando sobre o caso: a única providência que eles tomaram até agora foi RETIRAR as lixeiras coloridas. Abri uma nova reclamação na Ouvidoria da Prefeitura. Outro dia ouvi no rádio que abriram um ecoponto em Santa Cruz. Parabéns a Santa Cruz, mas nós queremos o nosso também, em operação. Pois pra cada porcalhão como os que o Anônimo descreveu há um cidadão disposto a carregar o lixo reciclável e entregar à Comlurb. Tá bom, 1:1 é otimismo da minha parte, mas acredito que temos que pensar e agir assim para mudar a cabeça do povo. Isso não é problema de educação, é cultura. Aos poucos essas pessoas (ou seus filhos) vão perceber que ser LIMPO não dá trabalho e é legal!

    ResponderExcluir
  4. Certamente, é um trabalho de formiguinha mas se conquistarmos ao menos um, já é uma satisfação.
    Lembro que quando criança (no século passado eh,eh) havia a campanha do Sujismundo, e tihamos vergonha de sermos comparados a ele. Algo parecido poderia voltar, ainda mais agora com diversas formas de divulgação...
    obrigado por participar.

    ResponderExcluir