quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

S.O.S Meio ambiente: Abaixo assinado pedindo obras de Saneamento

A Campanha organizada pela Pastoral do Meio Ambiente da Paroquia Divino Espírito Santo, que tem o intuito de entregar as autoridades esta manifestação popular, para que se finde os problemas de enchentes na região. E contamos com o apoio logístico de alguns comerciantes, que poderiam disponibilizar sua loja para recolher assinaturas.
O Sr. Ângelo Ignácio, explica com detalhes este movimento popular.
Em 2010 a Campanha da Fraternidade tratou do de um tema que falava de meio Ambiente e por conta disso o Pe. Carlos Alberto (Paroquia divino Espírito Santo) Solicitou que a Pastoral do Meio Ambiente que fizéssemos um ato concreto ligado ao reflorestamento, para isso preparamos a “Semana da Arvore”, que culminaria com uma caminhada ao Parque Estadual da Pedra Branca (Barata -Realengo), para plantarmos mudas de árvores. Para que não se resumisse apenas a isso uma das ações da programação semanal foi traçarmos o “Diagnóstico rápido participativo” onde se definiu que nossa ação objetiva seriam duas coisas 1º Campanha pela colocação de rede de esgotos, 2º Educação Ambiental.

Como a Campanha da Fraternidade 2011, trata exclusivamente do Meio Ambiente, preparamos um abaixo assinado nas paroquias da Forania I e em 3 paroquias da Forania II, ou seja 1) Divino Espírito Santo, 2) NSª da Conceição , 3) Sagrada Família, 4) São José 5) São José Operário, 6) São Miguel Arcanjo 7) Nossa Senhora das Graças 8) NSª de Fátima e São João de Deus, 9) NSª da Aparecida e Forania II 1) São Dimas, 2) Sagrado coração de Jesus, 3) São Francisco de Assis (Igreja do Parque Leopoldina
Vamos precisar de apoio e colaboração de voluntários nestas paróquias e em todo o bairro, disse Margarida Viana outra integrante da pastoral. Nossa ideia é darmos entrada na solicitação  na Prefeitura em Março de 2011,  e vermos o mais rapido possivél a implantação da rede de esgotos em nossa região, mas antes solicitaremos a presença da Rio Águas para explicar qual a estratégia de ação para a execução das obras.

Ângelo Ignácio (Coordenador da Pastoral do Meio Ambiente- Paroquia Divino Espírito Santo)
Locais: para assinar a lista:
 - Igreja Nossa Senhora da Conceição. av Santa Cruz 1.125 - Praça Pe. Miguel
 - Paróquia Divino Espírito Santo . Rua Itacorovi, 115 Barata - Realengo

(Se voce comerciante, quiser colaborar e fazer parte desta lista para recolher assinaturas, entre em contato com os organizadores pelo email. pastoraldomeioambientezo@yahoo.com.br
 _________


O Pró Realengo esta sempre de olho neste problema, são inumeras reclamações sobre isto, diversas postagens de diferentes pontos do bairro que apresentam estes problemas. Recentemente recebemos um bom numero de emails divergindo sobre se esta nova obra no bairro (novo Viaduto), é realemente a maior prioridade? Vejam algumas fotos do que causa este sistema de esgoto antigo e totalmente defasado, com o crescimento do bairro, afetando comercio, escolas e a vida em geral!















Queremos os rios limpos, queremos reflorestamento nas encostas, queremos bueiros desentupidos, queremos população consciente , etc.
  

Desmatamento: Recebemos este video de colaboradores e achamos oportuno a divulgação: Se nós simples mortais vamos cortar um arvore, temos de ter autorização de fulano, siclano e beltrano, além de um monte de carimbos. E neste terreno federal tudo isso transcorreu como de praxe?

outros videos da sequencia:

3 comentários:

  1. Precisamos sim cobrar da CEDAE, uma rede de esgoto de fato, pois ela não existe no bairro e em grande parte da cidade. O governo cobra sim nas contas de água mas...... Sabemos o que isso causa ao meio ambiente, porém é mais fácil botar a culpa somente na população, enquanto vai se jogando o problema pra frente e levando nosso dinheiro e caso sem solução. Acho que devemos ser mais incisivos nessea cobranças, é o tipo de assunto que nunca deveria de ser deixado de cobrar até a sua execução, demorasse o tempo que fosse.AS paróquias devem sim, junto com seus paroquianos e não paroquianos, criar movimentos para esse assunto, como as assinaturas e algo mais.

    ResponderExcluir
  2. olá amigo passando pra deixar um bejinho, desejar uma otima semana e tbm pra dar uma espiadinha, seu blog tem muitas coisas legais, adoro. A preocupação que vc tem em conscientizar as pessoas sobre a devastação da natureza pra que as pessoas se conscientize é muito importante, de cobrar, tudo isso é importante.

    ResponderExcluir
  3. - Vc acha prioridade este novo viaduto?
    O viaduto é bem vindo sim, mas ele não é prioritário.
    - Tem alguma sugestão para melhorar o atendimento aos usuários tanto do viaduto, quanto da Super Via (uso externo, saída, acesso e serviços)?
    O que se necessita no atual viaduto são obras para se melhorar o acesso a pessoas deficientes, pois não existem acessos para pessoas idosas e com problemas de locomoção que permitam o fácil acesso a plataforma, e saídas rápidas na parte baixa de cada plataforma, não havendo porque ir até a parte de cima.
    No momento o que se necessita é de uma melhor fiscalização por parte da Guarda Municipal, PM, Sub Prefeitura, Região Administrativa e outros, para acabar com o ponto de moto taxi e Kombi em cima do atual viaduto, que vem causando grandes transtornos a todos os moradores, principalmente na parte da manhã e final da tarde, onde o fluxo é muito maior. Também existe a necessidade, como já aconteceu no passado, de se proibir acesso ao atual viaduto de autos com mais de dois eixos, pois as curvas em 90 graus não permitem autos de grandes proporções, e os acidentes são constantes, e quando não acontecem deixam um rastro de grandes engarrafamentos devido a ficarem empacados. Devem se utilizar do viaduto de Padre Miguel que é reto e não trás maiores problemas.
    - fale o que acha disto tudo?

    A prioridade no momento é acabar com uma injustiça causada pelo Rio Cidade, na gestão do Prefeito César Maia, que ao jogar as águas pluviais no já saturado, estreito e raso Rio Catarino, deveriam te-lo feito para o Rio Piraquara, que é largo, profundo e não saturado. Com isso toda vez que chove a população da imediação deste Rio Catarino fica totalmente transtornada com o volume de águas que é colocado para fora, inundando toda uma região que vai desde a 33 terceira Delegacia de Policia/Comlurb/Gil Vicente, até toda a região da Vila Vintém e ruas adjacências como Marechal Bibiano Costalat, Marechal Modestino, Marechal Barbedo, Marechal Agrícola, Marechal Falcão da Frota, Marechal Marciano, Ruas Petrópolis, Recife, Belém, Manaus e muitas outras que ficam cheias de lama e tudo que advêm deste rio, como doenças e lixo. Isso afeta a mais de 20 mil moradores que sofrem com essa tragédia anunciada toda vez que chove, sem falar o transito que não passa de jeito nenhum, nos dois sentidos, nem para Padre Miguel, em para Magalhães Bastos.
    Para se corrigir isso, deveriam fazer um desvio deste Rio Catarino, atrás da Universidade Castelo Branco, direto pela Rua Prof Venceslau em linha reta até o Rio Piraquara. Não seria uma obra cara, fácil de se fazer e não causaria grandes transtornos, pois é uma rua secundária.

    ResponderExcluir

Não se esqueça de escrever seunome