quarta-feira, 29 de junho de 2022

Alagamentos em Realengo nunca mais! (Sugestão de um Piscinão)

 

 

Alagamentos em Realengo nunca mais!  (Sugestão de um Piscinão)

Apresentamos uma sugestão para ser analisada pelos representantes do povo

"Um piscinão abaixo do campo do Marte."
Um sonho? Utopia? Demanda impossível?

Arte sobre foto de Luiz Fortes e Montagem
de Piscinão da praça da Bandeira
.

O Pró Realengo, Vem sugerir aa implantação de um Piscinão nos moldes do da praça da Bandeira. O qual trará resultados positivos no escoamento das águas pluviais e acabando de vez com os problemas de alagamentos e casas invadidas por águas sujas que trazem prejuízos, doenças e tragédias.

Acima a simulação do Campo do Marte e a simulação do que pode ser implantado abaixo dele, sem perder o campo.. mas com um diferencial ao seu irmão mais velho da praça da Bandeira que não faz o reaproveitamento das águas coletadas. E aqui poderia ocorrer, podendo essa água ser reutilizadada, pelos Bombeiros, pelo Parque e Jardins, pela Comlurb etc.

Luiz Fortes


O certo é que entra mandatos (não disse anos, disse mandatos, ou seja, 4 em 4 anos) entra e sai políticos. E nada se resolve de prático mas sempre fica a  esperança que os representantes do povo façam algo concreto definitivamente quem sabe um dia.

arte Luiz Fortes sobre imagem do google maps.



Chega de casas invadidas por águas podres, chega de alunos fora de sala de aulas, de prejuízos aos comerciantes, de carros enguiçados, de trabalhadores com atraso em seus compromissos, enfim chega de caos total, quando uma chuva forte desaba em Realengo.

Entregamos esta sugestão ao Prefeito Eduardo Paes 



Temos a simpatia destas instituições a este projeto.: IFRJ - Realengo, Colegio Pedro II- Realengo, Academia Arno, Gerencia do Suermercado Atacadão   

_______________________________________________________

Alguns dados:   Pisicinão da Praça da Bandeira. Capacidade 18 milhoes de litros. Somente com 20 metros de Profundidade útil e 35 metros de Diametro.

Fonte prefeitura do RJ.

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4529026

fonte AECweb ( Portal de Arquitetos, Engenheiros e Construtoras)

https://www.aecweb.com.br/revista/materias/piscinoes-sao-alternativa-eficaz-para-controle-de-enchentes-urbanas/15464

Campo do Marte.

Área total: 17.892,92 m² 

Distância total: 537,08 m   104 m largura x 196 m de Comprimento

_________________________________________________


Mas para isso se concretizar depende de vários fatores.


Sim sabemos mas com boa vontade e determinação, tanto o Exército, governos Municipal, Estadual com o aval do Federal, poderão se sentar a mesa e acabar com este problema.

Em 2017 cliquei este cartaz no lado norte de Realengo,
 mas a promessa não se concluiu. foto Luiz Fortes

Temos problemas em várias ruas com encanamentos pluviais antigos, estreitos...e sem a limpeza adequada, então entre o rio Catarino e o Piraquara, fica concentrado um enorme volume de água decorrente destes problemas.
Seria algo nos moldes do da Praça da Bandeira mas com o diferencial que essas águas poderiam ser reaproveitadas as chamadas águas de reuso, a Comlurb, poderia lavar ruas com elas, os bombeiros nos incêndios, Parque e Jardins, regar nossas jardins etc...

 

Algumas medidas paliativas foram feitas, mas afirmo que esta que a placa da prefeitura anunciou em 2017 (clicada por mim), não foi concluída.... simplesmente interromperam e ficou por isso mesmo.

 Apresentamos esta sugestão a diretoria do Colégio Pedro II, a gerência do mercado Atacadão, a direção da Arnô Academia, ao jornal Realengo em Pauta , entre outras que se mostraram  simpáticos e autorizaram ter seu nome associados a este desejo, acredito que outras também o fariam, mas demoraram na resposta, Universidade São José/Colégio Realengo, Exército Brasileiro-Realengo, e Supervia.


Se você acha viável e deseja que isso ou algo( melhor) aconteça , faça um compartilhamento. 

Estamos cansados destas cenas e você?


Em 2009 (há treze anos) o S.O.S rio Catarino, já denunciava tais cenas...


Dois videos de 2008  o Movimento S.O.S Rio Catarino, já mostravam o caos que o bairro fica.


         


 Em conexão com EUA recebemos um pedido de um filho (Jovino santos) preocupado com sua mãe que fica ilhada em casa., na rua do Imperador.

 

em 24 de Mar de 2022 13:43recebi esta mensagem pelo Messenger de Seatlle - EUA

 

Dialogo com Jovino Santos Neto – musico que é cria de Realengo, sua profissão o levou mundo a fora onde é respeitado profissionalmente com diversos prêmios internacionais.

 

Jovino:

Olá meu amigo, tudo bem? Você deve saber do temporal que caiu sobre Realengo no domingo passado. A casa da minha família foi mais uma vez completamente alagada pelas águas do Rio Catarino. Parece que ninguém faz nada sobre isso. Existe alguma forma de sensibilizar as autoridades para que cuidem da dragagem do Rio e de providenciar algum escoamento das águas. Não vai parar de chover, especialmente com as águas de março… veja isso aqui:

(falando sobre um vídeo que me enviou.) https://youtube.com/shorts/9Jqp5WdXRN4

Essa é a Rua do Imperador, esquina com a  Bernardo de Vasconcelos.  Perdemos mobília, roupas, livros e muito mais. A água ficou na altura dos joelhos na casa toda.

Alguma sugestão para exigir da prefeitura alguma medida?

Minha mãe tem problemas de mobilidade e estamos muito preocupados com o que pode acontecer.

Desde já agradeço. Um abraço de Seattle…

Luiz Fortes- Pró-Realengo:

Estou decepcionado com o poder publico. Há décadas reclamamos do mesmo problema... Já estava reunindo material para publicar novamente, vou incluir seu texto nele.

Nota do autor: Está aberto o debate, se tiver outra opção ficaremos felizes em apresentar.

 Este esboço está pensado e gravado desde outubro de 2021, mas como queria apresentar a outras entidades, fui adiando sua divulgação.

Luiz Carlos Bastos Fortes.  Junho/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário