quinta-feira, 19 de maio de 2011

Deu no Jornal Realengo em Pauta...

Professora de dança de Realengo, descobre talento promissor em projeto social.



Fernanda e Gabriel.

Fernanda Gonçalves, formada pela Castelo Branco, e que estudou também nas escola de dança do Theatro Municipal, e hoje em dia dá aulas e aprimora talentos em seu Studio com o mesmo nome, deu esta dica: 
Gabriel Pillar 14 anos, concede entrevista ao Realengo em pauta.


Capa da edição nº 3.

Realengo em Pauta: Como começou o seu interesse pela dança? Gabriel: Eu comecei com jazz, e a Fernanda fazia um trabalho social com balé no mesmo local, gostou do meu estilo e me chamou no final de uma da aula e me convidou para apresentar uma coreografia e eu não parei mais.

RP: E teve alguma influência da família ou amigos? Gabriel: Não, pelo contrário. Eu fazia escondido da minha família, comecei na Vila Olímpica Mestre André, e dizia em casa que ia fazer um curso, e na verdade ia fazer dança.

RP: E como foi a reação da sua mãe? Gabriel: Como disse, eu ia escondido, e depois que contei para ela, não gostou nada disso... Mas com o tempo foi amolecendo e aos poucos ela aceitou, e agora chora e tudo quando me vê dançar. Ela não me proibiu de fazer, mas disse que não gostava. Agora é uma das minhas maiores incentivadoras.

RP: Você teve algum tipo de discriminação por fazer dança? Gabriel: Tive pra caramba, tive até de mudar de escola. Eram os meninos que faziam futebol na vila olímpica que estudavam na mesma escola que eu. Me viram dançar e me chamavam de bailarina, pois para eles não existe bailarino, mas já superei isso.

Gabriel ensaiando (foto Luiz Fortes)

RP:Pensa em seguir carreira? Gabriel: Sim para o próprio Teatro Municipal. Eu só estou na escola de dança do teatro chamada Maria Olenewa, mas quero entrar para o corpo de baile.

RP: Sonha se apresentar em algum lugar especial? Gabriel: Sim, na Argentina. É lá que se encontra o mundo do balé.

RP: Você se espelha em alguém? Gabriel: - Não, só admiro a Fernanda como uma grande bailarina, ela é perfeita para mim. A Fernanda é a pessoa que foi responsável por eu estar no mundo da dança, ela foi e tem sido ótima para mim. Eu amo ela de paixão, todo dia agradeço o que ela o que está fazendo por mim.

RP: Qual a opinião sobre os instrutores do Municipal? Gabriel: Falam que ainda não sou perfeito, e se continuar eu vou ser. Eles falam que sou bom, devo me dedicar e treinar com afinco.

RP: Como você entrou no municipal? Gabriel: Foi um teste, a Fernanda é formada por esta escola que estou agora, a ela me treinou e inscreveu para disputar com 24 pessoas e só tinha quatro vagas, e eu fui um dos quatro agraciados.
_________________________________________________________

 Com a palavra sua descobridora e professora, Fernanda Gonçalves.



Gabriel e Fernanda Gonçalves.
 Tudo começou em 2009, quando Gabriel falava para sua mãe que iria para a aula de jiu jitsu em um projeto chamado "PET" da Vila Olímpica Mestre André, mas ao invés disso, ia fazer aula de ballet incentivado por uma amiga.

Foi quando a bailarina profissional Fernanda Gonçalves, formada em Educação Física e Pós Graduada em Psicomotricidade prontamente gostou da figura daquele menino. Convidou-o para uma participação em uma apresentação de final de ano, e a partir daí, Gabriel não parou mais.

"É um aluno muito aplicado e dedicado", diz a professora Fernanda Gonçalves. Em 2010, diante de tanta qualidade, convidou ele e outras crianças com potencial a ingressarem no "Studio de Dança Fernanda Gonçalves", aonde os aperfeiçoam a técnica do Ballet Clássico com trabalhos de limpeza dos movimentos. Participam constantemente de eventos importantes como festivais de dança e competições, onde Gabriel sempre alcança as primeiras colocações.

Nota-se a rápida evolução dele na dança, devido a sua dedicação dentro e fora da sala de aula, costuma se informar pela internet. Uma das suas principais características é a perseverança, enquanto não consegue realizar um movimento não desiste.

Foi por todas essas qualidades e a vontade de ser um grande bailarino, que Gabriel em fevereiro de 2011, passou por uma rigorosa avaliação e conseguiu ingressar na mesma escola em que sua professora. Onde a mesma aprimorou durante três anos seus conhecimentos. A "Escola Estadual de Dança Maria Olenewa", onde ira completar seus estudos e conquistar o seu sonho de ser um grande bailarino, e ter a possibilidade de ingressar no "Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro".

Fernanda ressalta que Gabriel passou para a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EDMO) conhecida anteriormente com escola de dança do Teatro Municipal, localizada nos arcos da lapa. E para fazer parte dela, o aluno tem que passar por um concurso, ou seja, uma prova para saber se está apto e se tem o perfil para ingressar na instituição. A partir dai são aproximadamente oito anos de estudos do ballet clássico. Após esse período, o aluno bailarino poderá fazer outro concurso para ingressar no corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

E complementa que assim como o Gabriel, o "Studio de Dança Fernanda Gonçalves" está lapidando novos talentos. Aguardem.    http://studiodedancafernandagoncalves.blogspot.com/
_________________________________________________________

O que diz a mãe...
Depoimento emocionado de uma mãe batalhadora.


Angélica, mãe de Gabriel, sente muito orgulho e alívio de ver seu filho feliz fazendo o que gosta, mesmo com tantas adversidades em torno de si.

-Posso dizer que sou uma mãe de muita sorte, pois luto para encaminhar meus filhos para o bem e até agora eles tem correspondido graças a Deus – diz ela, que tem também três meninas.


Gabriel sua Mãe Angélica e Fernanda ao fundo.

-No inicio fiquei muito aborrecida, pois o Gabriel mentiu, saía dizendo que ia fazer uma coisa e na verdade ia fazer outra. Não fui contra, mas a mentira me magoou muito, mas com o tempo fui amolecendo e fui dando apoio, pois se ele está feliz, eu também estou, pois quero a felicidade dele. Além do mais eu não podia proibir, pois com adolescentes, se você proíbe, ficam revoltados e acabam fazendo coisas que não devem. Depois é muito difícil reverter disse, entre soluços e lagrimas -Infelizmente não posso dar o que eles merecem, mas confio em dias melhores se Deus quiser.

-Só fui saber somente quando ele precisou de dinheiro para comprar roupas, pois tinha uma apresentação e tinha que comprar as sapatilhas. “Quêêê??? Que história é essa?”, indaguei.

Mas mãe tem coração mole e aos poucos fui aceitando, vendo que ele estava empolgado e muito feliz. Além do mais aqui onde moramos não tem muitas opções para deixar as crianças entretidas com coisas boas. Mas confesso que quando vejo o meu menino se apresentando choro feito criança. Agradeço muito a Fernanda por tudo que esta fazendo pelo Gabriel.

RP: E as despesas como ficam? Tem outras despesas além das roupas?

Muitas, tenho que me desdobrar para equilibrar as finanças - a vida não é nada fácil .Tem as passagens para a Lapa, que são duas conduções (quatro passagens), lanche balanceado pois ele não pode comer qualquer besteira e tem a parte dos estudos, pois como saímos de madrugada, dorme menos que o necessário, e vai direto para a escola (Henrique de Magalhães).

Mas até agora o sacrifício tem se mostrado recompensador, quando vemos os vários troféus que ele traz para casa provam que o esforço não tem sido em vão.

O Pró Realengo torce pelo sucesso do Gabriel, desejando muitas felicidades para ele e toda a família. E que sua professora descubra outros talentos, para perpetuar a arte da dança. 
Fotos cedidas pelo Studio de Dança Fernanda Gonçalves.
 _____________________________
Este Studio e outros, estarão se apresentando no Vidança - FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA.  No Centro de Convivência de Padre Miguel. Rua Francisco Real nº 365  -dias 27,28 e 29 de maio - Maiores informações pelos telefones. 2301 0272 - 8102 4399
















2 comentários:

  1. No dia 23 MAI 2011, a sociedade civil organizada realizará um novo ato de apoio ao blogueiro Ricardo Gama e contra a IMPUNIDADE no Rio:
    Data: 23 MAI 2011.
    Horário: 10:00 às 14:00 horas.
    Local: Em frente à 12a Delegacia da Polícia Civil onde a investigação está sendo feita (Rua Barata Ribeiro com Hilário de Gouveia - Copacabana).

    ResponderExcluir

Não se esqueça de escrever seunome