quarta-feira, 18 de maio de 2011

Saneamento básico em Realengo

Dica do Leitor: Arno da Academia.

09/05/2011 Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1759764

______________________________________________________________________
SANEAMENTO :
Prefeito e governador assinam convênio para levar saneamento à Zona Oeste
 Acordo inédito vai sextuplicar o número de estações de tratamento de esgoto e garantir o serviço para mais de 90% da população de 21 bairros da região
O prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o presidente da Cedae, Wagner Victer, assinaram nesta segunda-feira, dia 09 de maio de 2011, no Palácio da Cidade, em Botafogo, um contrato para levar saneamento básico a 21 bairros da Zona Oeste, que formam a AP-5 (Área de Planejamento 5). Com este acordo, 90% do esgoto produzido será recolhido e tratado. Atualmente, 50% do esgoto da região é coletado e apenas 4% recebe tratamento.

PR : Mas todos pagamos pelo esgoto na conta mensal da CEDAE o mesmo valor que é recebido de água. Não levam em consideração que boa parte desta água se evapora.


Dep.Paulo Ramos e Pref. Eduardo Paes
(foto Luiz Fortes)

Com o modelo inédito elaborado pela Prefeitura do Rio, que atuará como reguladora da empresa que vencer a licitação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, a região receberá um investimento da iniciativa privada de R$1,6 bilhão em redes, estações de tratamento e elevatórias. Neste acordo, serão construídas, até 2022, mais 9 estações de tratamento. Outras 6 serão instaladas nos 15 anos restantes.

Pelo novo sistema, a Cedae continua sendo responsável pelo abastecimento e pelas novas ligações de água, mas a gestão comercial será da empresa vencedora da licitação. A Rio Águas, órgão vinculado à Prefeitura, funcionará como uma agência reguladora que fiscalizará a prestação dos serviços da concessionária e o cumprimento do contrato.


PR: Um faz, outro REGULA OUTRO FISCALIZA? Infelizmente não acreditamos no sucesso desta empreitada. Literalmente, vai haver muitos recursos se esvaindo pelo esgoto...

- É um projeto inovador, uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, que fará a concessão do esgoto. Ele é importante porque o município ficará livre de um conjunto de investimentos que teria para fazer frente à melhoria do saneamento da região da AP 5. É um benefício significativo para os moradores da Zona Oeste porque você tem um conjunto de investimentos que vão ser feitos na área de saneamento, especialmente na área de tratamento, que não vão ser feitos com o caixa da Prefeitura e sim com a parceria da iniciativa privada -, disse o presidente da Cedae, Wagner Victer.

PR: Não tem recursos? Claro, pois existe uma lei dos anos 90 que consideramos “Caça Votos” que concede isenção de IPTU, a diversos imóveis? Se nestes quase 30  anos não existisse esta lei, imaginem o quanto já não teria arrecadado e investido em saneamento nesta mesma região?


Hoje, a Prefeitura do Rio conta com três estações de tratamento na região da Zona Oeste (Sepetiba, Vila Kennedy e Deodoro).


Estação de tratamento de Esgoto em Deodoro. (reprodução Google.)



Gov. Sergio Cabral  - (foto Luiz Fortes)
 - Estamos aqui hoje tratando do povo, dos que mais precisam, daquelas pessoas que estão com muita dificuldade no abastecimento de água, com muita dificuldade para ter uma vida onde seus filhos não tenham problemas de contaminação na sua saúde por conta da falta do tratamento do esgoto - discursou o governador Sérgio Cabral.



  
  
Pro Realengo alerta: Abram os olhos, pois na época das campanhas eleitorais, certamente dirão que fizeram isto ou aquilo pelo saneamento em nosso bairro.

____________________________________________________________________

NT: Uma obra grandiosa dos anos 50, feita pelo então governador Carlos Lacerda é a grande responsável até hoje pelo abastecimento de água no Rio de Janeiro. Que é a Adutora Veiga Brito, que pode ser vista no Viegas, em Realengo e no Catonho. Saibam mais sobre sua construção e trajeto no linlk abaixo.

Senhores educadores: Recomendamos esta pesquisa para alunos do bairro para que conheçam mais o local em que moram.

2 comentários:

  1. Acredito que Cabral fará e faz o melhor por nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. Moro em Realengo há 58 anos e quando colocaram esgoto no bairro algumas não tiveram o mesmo privilégio. A rua Francisco Fajardo, Antônio Galvão (uma parte tem outra não) e outras também ficaram a ver navios. Pagamos esgoto há anos e não temos. Disseram que tem rede fluvial porém acontece que na conta vem cobrado esgoto.Não sei se isso é correto.Acredito que não seja. Os canos velhos e enferrujados passam lado a lado:água e esgoto.Se minha memória não me falha um é ferro e o outro é manilha pequena fazendo caminho lado à lado tão desgastado no tempo quanto eu. Até há algum tempo tinham ruas de Realengo que constavam como asfaltadas mas os asfalto ainda era de terra. Ainda existem ruas sem asfalto. Com o aumento do trânsito,a rua Limites ou rua dos limites está soltando os seus paralelepípedos ficando esburacada.Há uma total desorganização do espaço habitat. Tomara que realmente o prefeito e o governador olhe mais pela zona oeste.Realengo é cercado por serras e fico triste vendo as mesmas se transformando-se em favelas sem nenhuma estrutura ou urbanização. Enfim rezo por tempos melhores pois é fundamental termos esperança e acreditar em Deus.

    ResponderExcluir